Comportamento dos Gatos

Por:

Compreenda o comportamento dos gatos domésticos para melhor se relacionar com o seu felino de estimação.

Ronronar

É a principal manifestação de satisfação do gato. O ronronar varia de gato para gato, mas o nível de satisfação é o mesmo.

Roçar nas pernas

Ao libertar odores nas pernas do dono (só percetíveis por outros gatos), o gato está a marcar território e a demonstrar o quanto gosta dele.

Amassar com as patas

Outro ato significativo de bem-estar do gato. Quando amassar delicadamente o corpo do dono com as patas, o gato relembra a ligação com a mãe (ela fazia-o quando estava a mamar desta).

Pelo eriçado

Quando estão assustados os gatos eriçam o pelo e começam a bufar. Assim aparentam ter um tamanho maior e são mais ameaçadores aos seus inimigos. Se a ameaça se mantiver, é provável que haja uma luta.

Comportamento dos Gatos Filhotes

Os gatos mais novos adoram brincar com objetos móveis. Bolas, rolhas, novelos são uma perdição. Brincar com o gato é essencial para ele se exercitar e se habituar ao dono. É normal também ver os pequenos a morder e a apertar os irmãos ou o dono por brincadeira. Eles estão a exercitar os instintos de caça.

Comportamento dos Gatos no Cio

Os gatos entram na puberdade a partir dos 6 meses, enveredando em comportamento específicos no período do cio. A fêmea dá sinais de agitação: ela mia em lamento, urina com frequência para dar sinal aos machos, rola pelo chão e esfrega o corpo em objetos e outros animais.

O macho está atento ao chamamento da fêmea e durante a noite mia gravemente. Também deixa marcas odoríferas através da urina, gosta de percorrer as redondezas à procura da parceira e pode entrar em lutas.

A castração em ambos os sexos elimina muitos dos comportamentos do período do cio que acontece do final do inverno ao final do verão (apesar dos gatos que ficam em casa poderem acasalar o ano todo).

Comportamento dos Gatos após a Castração

Depois de castrados os gatos deixam de exibir determinados comportamentos como marcar território através da urina. A libertação de urina pode porém ainda ser um recurso, caso haja exposição a uma fêmea com cio ou a muitos gatos.

Preste atenção também à linguagem do seu gato.

Atualizado em 25/07/2013