Os erros cometidos no ginásio podem sair caro. Evite lesões e fazer maus treinos conhecendo os 8 erros mais frequentes que se cometem no ginásio.
Não fazer alongamentos
Um erro que provavelmente está a fazer no ginásio é não alongar os músculos para prevenir lesões musculares e ósseas. Uma sessão de alongamento deve durar de 15 a 20 minutos.
Saltar o aquecimento
Tal como os alongamentos, é necessário aquecer e preparar convenientemente o organismo antes do treino. Uns 10 minutos de aquecimento podem fazer toda a diferença.
Utilizar aparelhos sem conhecimento
Os aparelhos do ginásio devem ser utilizados pela primeira vez sob a supervisão do instrutor, para evitar correr riscos.
Exagerar nos pesos
Uma das coisas que eventualmente está a fazer mal no ginásio é levantar pesos excessivos. Não se deve começar por grandes pesos, mas sim pequenos, subindo no peso gradualmente.
Má alimentação e desidratação
Não adianta esforçar o corpo no ginásio se este não se alimenta e hidrata convenientemente. No ginásio não deve beber água só quando sente sede, mas sim antes, durante e depois do treino. Treinar em jejum é um erro a evitar.
Postura incorreta
Um erro comum no ginásio é levantar pesos não com as costas retas mas sim curvadas, ou através de técnicas incorretas, que podem levar a fortes dores e lesões sérias. A postura deve ser uma preocupação nas diversas modalidades do ginásio.
Treinar em demasia e/ou estagnar o treino
Por um lado não se deve exagerar na duração e intensidade do treino e por outro não se deve evitar suar e puxar pelo corpo. O treino é benéfico se for feito com moderação e se for diversificado, quer nos exercícios, quer na intensidade destes.
Socializar em demasia
O ginásio não é um café, pelo que a conversa deve ficar para o fim, ou pelo menos não se sobrepor ao treino.