Para conservar alimentos da melhor forma comece por ter em consideração a data de validade do produto, a temperatura, limpeza e a humidade do local de armazenamento. Depois, tenha em atenção os seguintes cuidados:
- Para os alimentos que duram bastante tempo o ideal é conservar à temperatura ambiente, num local arejado e limpo. É o caso dos cereais, grãos, farinhas, bolachas, defumados e desidratados, enlatados, açúcares, óleos, leite em pó. A conservação é feita geralmente em embalagens de papel, plástico, latas e frascos.
- As frutas podem ser guardadas em lugares livres de insetos e da exposição ao sol. Podem ser mantidas no frigorífico conservando o seu sabor, mas têm tendência a amolecer. O congelamento de fruta de polpa firme (como o pêssego) é mais eficaz.
- No frigorífico devem ser conservados alimentos de consumo mais rápido como ovos, leite, manteiga, margarina, queijo, carne, alguns vegetais e frutas (normalmente entre 2 e 7ºC). Nas prateleiras mais altas (as mais frias) pode guardar as carnes e derivados de leite. As frutas e os legumes devem ser colocadas nas gavetas baixas. Não misture alimentos crus e cozidos na mesma prateleira para evitar contaminações. Coloque sempre os alimentos em recipientes bem fechados e deixe os alimentos com curta data de validade à frente daqueles com grande data de validade. Os alimentos que não pretende consumir no prazo de uma semana devem ser congelados.
- As carnes só devem ser conservadas no frigorífico se forem consumidas no próprio dia, caso contrário devem ir para o congelador. Retire os ossos, tendões e gordura excessiva. Embale a carne.
- O tempo de conservação das propriedades dos alimentos depende do seu tipo específico (a -18ºC):
- carne de vaca (e muitas hortaliças): um ano
- frango: 10 meses
- carne de borrego, queijo de pasta mole e a fruta em calda: 8 meses
- carne de porco, de caça, peixes brancos, ovos, manteiga, tartes e salgados: 6 meses
- peixes azuis, marisco, natas, massa para bolos, pão, bolos, pratos cozinhados e congelados industriais: 3 meses
- carne picada e salsichas: 2 meses
- O peixe só deve ser congelado caso for mesmo fresco. Limpe, retire as tripas e escame os peixes. Se forem pequenos, congele-os por inteiro. Se forem grandes retire a cabeça e rabo antes de os congelar. Carnes, aves, peixes e hortaliças não devem ser congelados depois de já terem sido descongelados.
- Para congelar hortaliças, estas devem ser passadas durante um par de minutos por água a ferver seguido-se um banho de água fria (para destruir as enzimas, microrganismos nefastos e manter a cor). Escorra, guarde em sacos plásticos e por fim congele.
- Sopas e feijão devem ser guardados em recipientes plásticos no frigorífico mas só depois da sua temperatura baixar.
- Se não tiver embalagens próprias para congelados, utilize embalagens resistente à gordura, humidade e vapor. Pode usar sacos de plástico resistentes, folhas de alumínio, caixas de plástico. Extraia o máximo de ar do interior da embalagem, mas no caso de líquidos deixe algum espaço para conter a expansão do líquido.