O significado de créditos ECTS é simples. Os créditos ECTS (European Credit Transfer and Accumulation System) são na verdade um sistema introduzido para facilitar a mobilidade do estudante em 1989.
Sistema ECTS
Este sistema mede as horas de trabalho do estudante necessárias para este atingir os objetivos do seu programa de estudos, podendo os créditos ser contabilizados nas mais variadas unidades curriculares das universidades europeias.
Estes créditos são distribuídos por distintos módulos de ensino proporcionalmente ao trabalho requerido ao estudante.
Créditos ECTS
Um ano letivo de estudo corresponde a 60 créditos ECTS. Um semestre (meio ano) equivale a 30. Um trimestre a 20.
O trabalho anual do estudante varia normalmente entre 1500 e 1680 horas. Este valor é baseado na estimativa de que o estudante trabalha 40 horas por semana durante aproximadamente 40 semanas por ano. Daqui se aplicam as regras de equivalência dos créditos ECTS.
O trabalho de um ano inteiro engloba o tempo de aulas (teóricas e práticas), o tempo de estudo, de seminários, horas de estágio, de testes e exames (escritos e orais), de preparação de relatórios, de pesquisa bibliográfica, preparação para exames, etc.
Equivalência
A transferência de créditos ECTS é muitas vezes imediata. As equivalências mais complicadas ficam geralmente a cargo dos conselhos científicos das universidades.