Os cuidados a ter com o sol são variados. Entre eles, os principais são:
- Usar um protetor solar de acordo com o fototipo da pessoa, que deve ser aplicado 30 minutos antes da exposição solar, e renovado a cada 2 horas durante a exposição e após os banhos e exercícios físicos. Zonas como os lábios, as mãos, pescoço, orelhas, nariz e nuca não devem ser esquecidas.
- Remover a maquilhagem, loções da barba, perfumes e desodorizantes, antes da exposição solar, para evitar reações alérgicas.
- Evitar a exposição solar no período mais intenso (das 11h às 16h).
- Examinar a pele regularmente (manchas ou sinais).
- Ingerir líquidos constantemente (água, chás e sumos).
- Usar t-shirt, chapéu e óculos de sol com proteção UV.
- Procurar estar à sombra para evitar escaldões, prestando sempre atenção ao reflexo dos raios solares na neve (85%), na praia (20%), na água e na relva (5%).
- Proteger-se mesmo quando está à sombra ou nos dias encobertos, pois o calor é atenuado mas a passagem dos raios UV não é evitada.
- Recorrer a uma loção pós-solar, depois de horas ao sol, para garantir a reparação e hidratação da pele (e prolongar o bronzeado).
Cuidados com o Sol nas Crianças
A prevenção solar nas crianças é essencial, visto elas serem mais suscetíveis aos perigos do sol e receberem 3 vezes mais raios ultravioletas que os pais, já que passam mais tempo expostas ao sol. Para tal, para além das medidas gerais de prevenção deve-se:
- Aplicar um creme de proteção igual ou superior a 50 (SPF 50+).
- Não expor os bebés diretamente ao sol.
- Usar uma camisola de algodão, chapéu de abas largas, fato de banho e óculos de sol enquanto brincam na areia, principalmente nos primeiros dias de praia (recomendáveis a partir dos 3 anos de idade).
Como escolher um protetor solar?
O fototipo da pessoa depende da sua cor da pele e dos cabelos, da tendência para escaldões e da facilidade com que se bronzeia. Se a sua pele é oleosa, os leites e os géis são mais recomendados. Já para peles secas são mais adequados os óleos e os cremes. Pessoas com complicações alérgicas devem optar por um protetor solar com filtro mineral.
- Pele muito clara, olhos e cabelos claros ou ruivos, sardas (pele que não bronzeia e fica sempre vermelha): SPF 50+
- Pele clara, cabelos ruivos ou louros (que bronzeia com dificuldade, facilmente ficando vermelha): 50+
- Pele clara, olhos e cabelos escuros (que bronzeia lentamente e pode sofrer queimadura solar): 30
- Pele morena, olhos e cabelos escuros (que bronzeia facilmente e raramente sofre queimadura solar): 30
- Pele muito morena, olhos e cabelos escuro ou pele negra (que nunca sofre queimadura): 30
Conheça os problemas de saúde mais comuns no verão e como os resolver.