O Dia Mundial da Luta Contra a Sidacelebra-se a 1 de dezembro.
Origem da data
Celebra-se a 1 de dezembro porque o primeiro caso de sida foi diagnosticado a 1 de dezembro de 1981.
De acordo com as estimativas da Organização Mundial de Saúde existem cerca de 33,4 milhões de pessoas infetadas com o VIH em todo o mundo e todos os anos morrem 2 milhões de infetados.
O que é a sida?
A sida (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) é uma doença não hereditária causada pelo vírus da imunodeficiência humana (VIH) que enfraquece o sistema imunitário do nosso organismo, destruindo a capacidade de defesa em relação a muitas doenças.
O VIH é o agente causador da sida. Este agente pode ficar incubado no corpo humano por tempo indeterminado, sem que manifeste quaisquer sintomas.
Transmissão da sida
Uma pessoa VIH positiva pode não ter sinais da doença, aparentando mesmo um estado saudável durante um período de tempo que pode durar vários anos. No entanto, essa pessoa está infetada e, porque o vírus está presente no seu organismo, pode, durante todo esse tempo, transmiti-lo a outra pessoa.
A sida caracteriza-se por uma quebra do sistema imunitário do organismo e, por este motivo, as infeções de ordem geral não podem ser combatidas eficazmente. Ainda não foi descoberta a cura para a sida, mas investigadores acreditam estar próximos de descobrir a cura para esta doença.