Comprar carros online é cada vez mais usual, sobretudo em tempos de crise económica, onde a concorrência aperta, as compras em stands descem vertiginosamente, e a oferta online se torna cada vez maior. Por essa razão parece importante rever algumas dicas para comprar carros online, logo agora que os preços são obrigados também a cair para se conseguir fazer negócio.
10 Dicas para Comprar Carros Usados a Particulares
1. Pesquise vários sites e compare os preços do mesmo veículo.
Se já tem um carro específico em mente procure pelo mesmo nos vários sites de vendas de automóveis: a oferta é muita e convém encontrar a melhor proposta.
Se não procura um carro em particular faça pesquisas com o preço limite que está disposto a pagar, com o tipo de combustível desejado e outras condições como o número de kms, idade e localização do veículo.
Exemplos de sites vendas de automóvel:
2. Mantenha-se atualizado em relação aos preços de mercado.
Um preço que lhe parece apetecível pode não o ser, na verdade, para aquele determinado veículo. Os jornais, revistas e até os negócios anteriores de pessoas conhecidas são boas referências neste aspeto. Desconfie de ofertas muito abaixo do preço de mercado.
Para avaliar se o preço do carro é compatível com o preço de mercado tome atenção ao modelo, cor, ano de fabrico, quilometragem, extras (vidros elétricos, alarme, ar condicionado, ABS, ESP), o estado geral do veículo. Tem ainda de calcular os custos de eventuais reparos necessários.
3. Obtenha um relatório do historial do veículo.
Um relatório da história do automóvel pode oferecer informação muito útil, tal como quem foram os anteriores proprietários da viatura ou quais os acidentes em que a viatura esteve envolvida. Assim, também ficará a saber se o carro já foi dado como furtado, recuperado ou danificado.
4. Depois do contacto estabelecido prefira horários diurnos e locais públicos para verificar o veiculo.
Terá mais luminosidade para averiguar eventuais problemas, e será mais seguro. Se possível, peça a um mecânico de sua confiança, ou um amigo com bons conhecimentos de mecânica, para ir consigo e avaliar o estado do automóvel. Peça para ver o veículo seco (a aparência do carro molhado pode ser enganosa).
Examine tudo com minúcia, especialmente travões, amortecedores e pneus. Confira número do chassi no próprio veículo, que deve ser igual ao que consta no certificado de propriedade. Os números e letras do chassi e da placa de identificação devem estar alinhados, com os seus espaços regulares e os contornos das letras e números uniformes. Verifique se não há sinais de pingos de solda próximos da identificação. Para testar o amortecedor empurre o carro para baixo, segurando no para-choque na direção da roda. Se o veículo abanar duas ou mais vezes ao largá-lo, o amortecedor encontra-se em más condições. Observe ondulações e pequenas mossas na chapa: se houver diferenças é provável que o carro tenha já batido..
5. Confira o veículo exaustivamente.
Não só por fora como por dentro. Atente ao barulho do motor, a ruídos nas travagens, ao som de engate das mudanças, ao aspeto do óleo, filtro do ar, sistema de refrigeração, cabos da ignição, movimento da ventoinha, funcionamento do sistema elétrico, a pontos de ferrugem e água ou humidade debaixo dos tapetes. Atente que as modificações no motor, acessórios ou equipamentos instalados no carro devem estar devidamente homologadas.
6. Exija os documentos originais do veículo.
Alguns estabelecimentos comerciais emitem na nota ou no recibo de compra e venda a expressão: "o cliente ao assinar este contrato assume que o veículo se encontra em bom estado de conservação". Exija que sejam incluídos no contrato todos os defeitos de mecânica e chapa. Não efetue a compra sem antes verificar com o IMTT se o carro é furtado ou se tem multas pendentes.
Informe-se sobre garantias e políticas dos vendedores em relação à devolução e restituição do pagamento.
7. Negocie o financiamento com o vendedor e junto de várias entidades bancárias.
Procure boas taxas de empréstimo se for necessário e tome sempre em atenção os prazos de financiamento e as taxas de juro. Fale também na possível venda do seu carro antigo, que deve ir bem lavado e cuidado. Aborde a forma de pagamento só depois de chegar a um valor. Não misture assuntos.
8. Confirme a informação do contacto.
Em caso de compra a particular, antes do pagamento, verifique a morada, código postal e telefone do vendedor (já que o email não é suficiente).
9. Adquira um recibo detalhado.
Peça ao vendedor um recibo que comprove qual a viatura que está a ser vendida, a quem está a ser vendida e por qual valor está a ser vendida.
10. Adquira o título do veículo.
Uma das suas preocupações iniciais será mudar o registo de propriedade do veículo para o seu nome. Informe-se do que é necessário para proceder a isso junto do registo automóvel.
Como comprar carro é um investimento considerável, este deve ser bem refletido e ponderado. Evite que as emoções venham ao de cima, pense no que realmente precisa e em quanto pode gastar. Lembre-se: além da despesa da aquisição do automóvel existem ainda as despesas secundárias como combustível, reparações e seguros.
A compra de um veículo no presente pode virar um tormento no futuro, logo é importante ter em consideração algumas dicas antes de comprar um carro, principalmente se esse for um automóvel usado.