O documentário “José e Pilar” é um filme de duas horas de duração que mostra momentos do quotidiano de José Saramago, falecido a 18 de junho de 2010, aos 87 anos, e da sua esposa, a jornalista espanhola Pilar del Rio.
Da autoria de Miguel Gonçalves Mendes, "José e Pilar" foi exibido pela primeira vez em Portugal, na abertura do festival DocLisboa, a 14 de outubro de 2010. A estreia comercial de "José e Pilar" nas salas de cinema foi a 16 de novembro, data em que José Saramago iria completar 88 anos.
O cineasta Miguel Gonçalves Mendes começou a filmar José Saramago e Pilar del Rio, em 2006. Recolheu um total de 240 horas de filmagens da vida do escritor em vários pontos do mundo como Lisboa, Lanzarote, Madrid, Finlândia, México e Brasil.
O filme tem como objetivo fazer um retrato próximo de José Saramago no processo de escrita e divulgação do romance "A viagem do elefante", e desvendar um pouco o lado privado de José Saramago, os medos e dos dilemas sobre a velhice e a morte, as certezas sobre Deus e a religião.
A música do documentário é composta por Camané, Noiserv, Paulo Pedro Gonçalves, entre outros.