As doenças de cães mais frequentes e os seus sintomas são os seguintes.
Esgana
É uma vírus facilmente contagioso que ataca principalmente os cães mais novos. Não é transmissível ao ser humano, mas pode levar o cão à morte.
Sintomas
Febre, vómitos, falta de apetite, diarreia, desidratação, tosse, sangue no nariz e nos olhos, convulsões.
Tratamento
Não existe um tratamento para esta doença mas a vacinação é eficaz a evitar a esgana.
Raiva
O vírus rábico é transmissível ao ser-humano, daí a obrigatoriedade da sua vacina.
Sintomas
Comportamento mais agressivo, pupilas dilatadas, medo da claridade, salivação excessiva, mandíbula e membros paralisados, convulsões.
Tratamento
A raiva é fatal, mas pode ser evitada através da vacinação.
Leishmaniose
Uma doença grave causada por um organismo chamado leishmânia. A leishmaniose é transmitida aos cães e mamíferos pela picada de mosquitos.
Sintomas
Feridas na pele de difícil cicatrização, perda de apetite, vómitos, diarreia, hemorragias nasais, sede.
Tratamento
A doença é incurável, mas com um tratamento continuado que elimine os sintomas, o cão pode ainda viver descansadamente.
Dirofilariose
A doença do verme do coração é transmitida igualmente através de picadas de mosquito. Afeta cães, gatos e até seres humanos.
Sintomas
Tosse aguda, falta de apetite, cansaço, apatia, diarreia, vómitos, falta de apetite, colapso
Tratamento
A dirofilariose pode ser tratada, com medicação e injeções para eliminação dos vermes. É necessário um repouso de semanas, sendo um tratamento dispendioso.
Doenças de pele
Algumas doenças de pele são comuns entre os cães.
Tinha
É uma doença provocada por fungos, transmissível entre animais, podendo ser passada aos humanos (principalmente às crianças). Também conhecida como dermafitose, ela deixa lesões redondas e peladas no cão.
Uma alimentação saudável e uma boa secagem do pelo do cão ajudam a prevenir o surgimento desta doença, que é curável. São precisos no mínimo 3 meses para erradicar a doença e passar por uma rigorosa quarenta.
Sarna
A sarna, que se divide em diferente tipos, é visível através de borbulhas, regiões avermelhadas ou peladas. O seu tratamento consiste em banhos pontuais e na utilização de produtos próprios. Pode ser necessário tosquiar o pelo para alcançar melhores resultados.
Dermatite Atópica
A dermatite é uma doença de pele usual, sobretudo nos cães jovens. Como causa bastante comichão, torna-se muito incómoda. Consoante a situação, podem ser utilizados diversos tratamentos, de banhos anti-histamínicos a corticoides, por exemplo.
Doenças de cães prevenidas por vacina:
- raiva
- esgana
- hepatite viral
- parvovirose
- leptospirose
- tosse de canil