Edifícios Mais Altos do Mundo

Por:

Aliando construções megalómanas a uma arquitetura contemporânea e arrojada, os edifícios mais altos do mundo são verdadeiros símbolos do mundo moderno.

Maioritariamente situados no continente asiático, estes arranha-céus estão ordenados pelo Council on Tall Buildings and Urban Habitat (CTBUH), sendo que os lugares cimeiros da lista estão em constante mudança. Atualmente, encontra-se em fase de construção o Azerbaijan Tower, que terá 1050 metros de altura.

Lista de Edifícios Mais Altos do Mundo

Burj Khalifa: 828 metros

Burj Khalifa - Edificios Mais Altos do Mundo

É nos Emirados Árabes Unidos, mais propriamente no Dubai, que se situa o mais alto edifício do mundo, com 828 metros. A construção iniciou-se em 2004, tendo sido inaugurado em janeiro de 2010. Este arranha-céus possui 163 andares e 58 elevadores, sendo um deles o mais rápido do mundo, capaz de atingir os 64 km/h.

Taipei 101: 508 metros

Taipei 101 - Edificios Mais Altos do Mundo

Com 101 andares e 508 metros de altura, o Taipei 101 foi considerado o edifício mais alto do mundo até 2007, altura em que foi ultrapassado pelo Burj Khalifa, ainda em construção. Atualmente, este edifício, situado na China, é considerado o segundo mais alto do mundo, sendo um símbolo arquitetónico da evolução da tecnologia e da tradição chinesas. A torre foi construída de forma a suportar ventos até 200 km/h, bem como tufões e terramotos.

Shanghai World Financial Center: 492 metros

Shanghai World Financial Center

Com uma altura de 492 metros, o Shanghai World é o terceiro edifício mais alto do mundo e o segundo do continente asiático. Após 11 anos de construção, o arranha-céus veio a ser inaugurado em 2008, dispondo de imensos escritórios, um luxuoso hotel, centros de convenções, um observatório e shoppings. Este edifício conta com 101 andares e 91 elevadores.

International Commerce Centre: 484 metros

International Commerce Centre - Edificios Mais Altos do Mundo

Símbolo do poder económico chinês, este imenso centro internacional de comércio, situado em Hong Kong, atinge os 484 metros de altura, dispostos ao longo de 118 andares. Para além dos escritórios e espaços de conferências, o International Commerce Centre alberga ainda dois luxuosos hotéis de seis estrelas. A sua construção iniciou-se em 2002, tendo sido inaugurado em 2010.

The Petronas Towers: 452 metros

The Petronas Towers - Edificios Mais Altos do Mundo

Em Kuala Lumpur, Malásia, surgem as Petronas Towers, distinguidas pela CTBUH com o quinto e sexto lugares desta lista. As famosas torres-gémeas foram as mais altas do mundo entre 1998 e 2004, altura em que foram ultrapassadas pela Taipei 101. Ainda assim, os 452 metros fazem-lhes valer, ainda hoje, o título de torres-gémeas mais altas do mundo. Com uma arquitetura inspirada no islamismo, os edifícios possuem uma ponte suspensa entre as torres, a 170 metros de altura.

Zifeng Tower: 450 metros

Zifeng Tower - Edificios Mais Altos do Mundo

Com 450 metros de altura, 66 andares e 54 elevadores, o Zifeng Tower é o sétimo edifício mais alto do mundo. Também conhecido como Greenland Center-Zifeng Tower, este arranha-céus chinês, que possui restaurantes, escritórios, hotel e um observatório, começou por se chamar Nanjing Greenland Financial Center. O Zifeng Tower foi inaugurado em 2010.

Willis Tower: 442 metros

Willis Tower - Edificios Mais Altos do Mundo

O oitavo lugar da lista dos edifícios mais altos de todo o mundo vai para o Willis Tower, situado em Chicago, nos EUA. Em 1974, aquando da sua inauguração, o Willis Tower era o maior edifício do mundo, sendo atualmente o mais alto dos EUA. Este arranha, anteriormente conhecido como Sears Tower, conta com 442 metros, 108 andares e 104 elevadores. Graças à sua arquitetura invulgar, é apelidado de “árvore de Natal”.

Kingkey 100: 441 metros

Kingkey 100 - Edificios Mais Altos do Mundo

O Kingkey 100, também conhecido como KK100, começou a ser construído no ano de 2007, tendo vindo a ser inaugurado 4 anos depois. A altura deste arranha-céus atinge os 441 metros, dispostos ao longo de 100 andares, sendo 75 deles dedicados exclusivamente a um luxuoso hotel. Do Kinkey 100 fazem também parte diversos escritórios e áreas comerciais.

Guangzhou International Finance Center: 438 metros

Guangzhou International Finance Center

Com 438 metros de altura, o Guangzhou International Finance Center é o quinto edifício mais alto da China e o décimo mais alto do mundo. Este aranha-céus, situado na cidade de Guangzhou, conta com 103 andares e 71 elevadores. Inaugurado em 2010, este centro de negócios de grandes dimensões apresenta ainda um luxuoso hotel, que inclui um privilegiado observatório.

Fotos de Alex Lin, Eddie Sin, Trey Ratcliff, kreep, Shutter Runner
Atualizado em 05/11/2012