Tanto a emigração como a imigração referem-se a movimentos migratórios populacionais. No entanto, existe uma diferença entre emigração e imigração, que se prende na direção desses mesmos movimentos.
Emigração
A emigração é a saída espontânea do país de origem. Assim, um cidadão português que queira trabalhar no Brasil, e que então decida emigrar para o Brasil, será um emigrante aos olhos dos portugueses quando se instalar no Brasil.
Atente sempre ao “e” de emigração, que é facilmente associável ao “e” da palavra exterior (de saída para algum outro destino).
Imigração
A imigração, por seu lado, é a entrada espontânea de pessoas estrangeiras no país (neste caso Portugal). Deste modo, um cidadão brasileiro que se desloque para Portugal e que se instale neste país será considerado um imigrante para a sociedade portuguesa, apesar de ser encarado como um emigrante para a sociedade brasileira.
Lembre-se então do “i” da palavra imigração e associe a mesma ao “i” da palavra interior (entrada no próprio país). Ao aplicar esta pequena analogia vai deixar facilmente de ter qualquer dúvida ou de entrar em pequenos dilemas interiores de emigração ou imigração.