O enoturismo em Portugal é uma atividade em franca expansão e tão diversificada quanto a oferta de vinhos produzidos de norte a sul do país.
Aliando vinhos únicos, paisagens deslumbrantes e uma gastronomia típica, o enoturismo em Portugal tem sido cada vez mais procurado pelos amantes do vinho.
O que é Enoturismo?
O enoturismo refere-se a um segmento do turismo que tem como finalidade conhecer, provar e apreciar o que de melhor é feito no mundo vinícola. Mas o enoturismo vai muito para além da simples prova de sabores e aromas, promovendo o contacto com as tradições e culturas locais. Ficar por dentro de todo o processo de produção dos vinhos da região, através das visitas às caves ou da participação nas vindimas, é uma das principais atrações deste tipo de turismo.
Enoturismo no Douro
Responsável pelo célebre Vinho do Porto e por importantes castas como Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Roriz, Tinta Amarela, Arinto e Síria, a região do Douro é uma das maiores referências quando se fala de vinhos portugueses. Tendo como cenário as belíssimas paisagens classificadas pela UNESCO como Património da Humanidade, a região do Douro tem tudo para se assumir como o destino perfeito para a prática do enoturismo.
Onde Fazer Enoturismo no Douro
- Quinta da Casa Amarela
- Quinta da Pacheca
- Quinta de Marrocos
- Quinta do Vallado
- Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo
- Quinta do Crasto
- Casa de Santo António de Britiande
- Quinta do Portal – Casa das Pipas
- Quinta da Gaivosa
- Quinta do Panascal
- Quinta do Seixo – Sandeman
Enoturismo no Alentejo
Aragonez, Trincadeira, Alicante Bouschet, Roupeiro, Arinto e Sercial são apenas algumas das castas que caracterizam a região vinícola do Alentejo. A excelência dos vinhos típicos da região, aliada às paisagens únicas e às maravilhas gastronómicas, fazem do Alentejo um dos destinos mais procurados pelos enoturistas. São vários os percursos que podem ser feitos por toda a região, que permitirão conhecer de perto uma das áreas mais extensas da produção vinícola nacional, onde a imensidão de hectares é trabalhada, sobretudo, através da mais avançada tecnologia.
Onde Fazer Enoturismo no Alentejo
- Adega Mayor
- Herdade do Sobroso
- Monte da Ravasqueira
- Herdade da Calada
- Monte da Penha
- Casa de Santa Vitória
- Herdade da Malhadinha Nova
- Herdade de Grous
- Herdade do Rocim
- Adega do Monte Branco
- Herdade do Esporão
- Dona Maria
- Ervideira
As regiões do Douro e do Alentejo são aquelas onde o enoturismo português mais se tem evidenciado, ainda que se esteja a desenvolver um pouco por todo o país.