Escala de Richter

A Escala de Richter representa a energia sísmica libertada durante um terramoto. Tem por base os registos sismográficos e aumenta de forma logarítimica, mediante a magnitude do terramoto. Cada ponto de aumento na escala significa um aumento 10 vezes maior no registo sismográfico.

Magnitude

Também conhecida como escala de magnitude local, a escala de Richter está compreendida entre 1 e 10 graus e é uma forma precisa para medir a intensidade de um terramoto, calculada a partir da amplitude das ondas sísmicas observadas a uma distância conhecida a partir do epicentro. Esta escala indica-nos o máximo de energia libertada por um terramoto. Assim, uma onda de sismo de magnitude 4.0 é 10 vezes maior que uma onda de um sismo de 3.0. O que aumenta é a amplitude das ondas sismográficas e não a energia libertada.

A escala de Richter foi desenvolvida em 1935 pelos sismólogos Charles Francis Richter e Beno Gutenberg, ambos membros do California Institute of Technology (Caltech), que estudavam sismos no Sul da Califórnia.

Veja a Magnitude dos Terramotos.

Saiba o que fazer em caso de sismo.

Atualizado em 16/06/2015