Saber se está no emprego certo ou não é fundamental para o seu bem estar. Para descobrir se está no emprego certo deve colocar algumas perguntas a si mesmo.
Quais os meus objetivos?
Independentemente da sua carreira e da razão de estar nela, deve perguntar a si mesmo quais são os seus objetivos de trabalhar neste emprego. Imagine onde quer estar nos próximos anos e se está no caminho certo para isso.
Estou a direcionar as coisas ou a ser direcionado?
No emprego existe a tendência de se deixar arrastar pela maré, de trabalhar em ponto morto, ao fim de pouco tempo de habituação. Mas isso acaba por durar anos, muitas vezes. A pessoa tem de direcionar o seu trabalho para os seus objetivos, com o esforço para uma promoção, por exemplo.
Estou a ser desafiado?
Pergunte-se se está a ser desafiado com o seu trabalho ou se está limitado sempre às mesmas ações, como uma máquina.
Gosto do que faço?
Há que saber se está a trabalhar por gosto ou trabalhar apenas por trabalhar. Pense no que gosta de fazer. Caso pudesse escolher, o que gostaria de fazer neste momento e o que o impede?
Estou satisfeito?
A nível geral tem se saber se está feliz com o que faz, se é bem remunerado pelo que faz, se gosta dos colegas e da empresa, se é valorizado pelo que faz e se está motivado. O balanço destas perguntas dir-lhe-á se está no emprego certo ou se é altura de mudar.