São cada vez mais os estudantes portugueses que desejam estudar em Espanha, sobretudo para estudar medicina. Para quem almeja estudar no estrangeiro, Espanha é mesmo o destino mais popular, como acontece em programas de mobilidade como o projeto Erasmus.
Estudar na Universidade
Tal como em Portugal, os estudos superiores em Espanha dividem-se em: Licenciatura, Mestrado e Doutoramento (Real Decreto 99/2011, de 28 de Janeiro).
A candidatura universitária é feita online pelo sistema Universidad Nacional de Educación a Distancia (UNED) da seguinte forma:
- Preenchendo a “solicitud de inscripción” (solicitação de inscrição) no site da UNED a partir de Abril (a página pode estar inativa caso o prazo de candidatura já tenho expirado para o presente ano). A UNED converte a classificação obtida no acesso à universidade para um equivalente da fase geral das Provas de Acesso à Universidade (PAU) espanholas (de 0 a 10).
- Imprimindo a solicitação e enviando para a UNED juntamente com os documentos requeridos:
Universidad Nacional de Educación a Distancia
Sección de Acceso II (Acceso UE)
Calle Juan del Rosal, 14 (Ciudad Universitaria)
28040 Madrid - Spain (EU)
Documentos normalmente pedidos:
- Comprovativo do pagamento do pedido de credencial
- B.I. ou CC
- Certidões de classificações do 10.º, 11.º e 12.º anos de escolaridade.
- Certidão de conclusão do Ensino Secundário.
- Ficha ENES.
- Se os requisitos forem correspondidos recebe-se uma “credencial de acceso” em 3 meses, que deve ser enviada diretamente para as universidades espanholas desejadas entre Junho e Julho. A pré-inscrição nas universidades espanholas pode requerer um determinado nível de língua espanhola, sendo recomendável a prévia frequência de um curso de espanhol.
PAU
Os alunos que optem por concorrer através das provas PAU (Fase Geral), devem:
- solicitar com antecedência a homologação dos seus estudos portugueses para os seus correspondentes espanhóis.
- Consultar a página UNED, onde se encontra toda a informação relativa aos os locais de inscrição, a datas dos exames e aos resumos das provas. Estas provas são em castelhano e decorrem em Lisboa. O aluno só se pode inscrever em quatro exames específicos (habitualmente em Abril). Os resultados são recebidos em casa, num espaço de duas semanas.
- Enviar a documentação pedida, acompanhada da sua tradução oficial.
Bolsas
O Ministério de Educación, Ciencia y Deporte Espanhol disponibiliza informação sobre bolsas e ajudas de estudo para quem ambiciona estudar em Espanha, tal como a página AECID.
Cursos de Espanhol
Para quem tenciona estudar a língua espanhola em Espanha, existem variadas instituições públicas e privadas que disponibilizam este serviço. Alguns exemplos são:
- Instituto Cervantes
- EF
- VIDAEDU
- Cursos de Espanhol em Universidades Espanholas
- Spanishintour (balcão de informação de escolas)
Em Portugal:
Links úteis
Outros links que podem ser úteis a quem ambiciona estudar em Espanha são: