Quem deseja estudar em Londres numa das conceituadas universidades desta capital, tem duas opções ao seu dispor:
- University and College Admission Services (UCAS), um programa simplificado de candidaturas à universidade.
- diretamente no estabelecimento de ensino desejado (para Foundations Degrees, cursos que se iniciam em Janeiro ou cursos em part-time).
Candidatura
A candidatura começa com a escolha do curso numa universidade de Londres, o que pode ser feito na página da UCAS, ou da Hot Courses. De cinema a ciências, de teatro a fotografia, a oferta é vasta.
Para consultar um ranking de universidades na Inglaterra (e Reino Unido) existe a página Complete University Guide.
De seguida, o candidato deve recolher documentos como:
- certificados escolares do secundário
- uma carta de apresentação
- uma carta de recomendação (de preferência com o carimbo da escola)
- exame IELTS com a nota obtida
Estes documentos devem estar traduzidos e autenticados, independentemente da via de candidatura escolhida. As notas portuguesas devem ser incluídas na candidatura num equivalente de classificação inglesa (A Levels). Estas equivalências são sugeridas na página do British Council.
No site UCAS as inscrições estão abertas desde Setembro, mas as datas limites de candidatura variam entre universidades. Quanto mais cedo o estudante se candidatar, melhores são as suas probabilidade de ingresso.
Depois da candidatura, as universidades entram em contacto com o candidato, enviando uma carta com detalhes de propinas, alojamento, custos de vida, etc.
Propinas
O valor das propinas pode variar entre 7000 e 9000 libras anuais. Este valor é no entanto subsidiado pelo governo Inglês aos estudantes da União Europeia, que devem restituir o dinheiro somente quando auferirem um salário de 21.000 libras anuais.
Bolsas
As bolsas para estudantes portugueses variam entre cursos e instituições. No site do British Council encontra-se uma lista das bolsas disponíveis no Reino Unido.
Dicas
- Os estudantes internacionais têm prioridade no alojamento nas instalações das universidades, pelo que deve ser pedido o respetivo formulário de alojamento.
- Como a assistência médica é gratuita para os estudantes da UE, a inscrição num centro de saúde à chegada torna-se útil.
- A inscrição no consulado português em Londres é igualmente recomendada.