Fernando Nobre é o presidente da AMI (Assistência Médica Internacional). É um um médico, ativista, político e professor universitário português.
Eleições Presidenciais
Nobre foi um candidato independente à Presidência da República, nas eleições presidenciais de 2011, tendo obtido 14.1% dos votos dos eleitores.
Foi eleito, como candidato do PSD, deputado da Assembleia da República nas eleições legislativas de 2011, cargo que renunciou, a 4 de julho de 2011, após a derrota na candidatura à presidência do Parlamento.
Biografia
Nobre nasceu em Luanda, em 1951, é médico, especialista em cirurgia geral e urologia e foi administrador dos Médicos Sem Fronteiras, na Bélgica e em 1984 fundou em Portugal, a AMI – Assistência Médica Internacional, à qual preside e que tem 14 centros sociais em todo o país.
É Doutor Honoris Causa pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e Académico Correspondente da Academia Internacional de Cultura Portuguesa.
É membro do Conselho Geral da Universidade de Lisboa, Professor Catedrático Convidado na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, Professor convidado dos cursos de Mestrado e Pós-Graduação na Universidade Autónoma de Lisboa e no Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna e conferencista no Instituto de Estudos Superiores Militares.
Participou em mais de 250 missões de estudo, coordenação e assistência médica humanitária em mais de 75 países. Gosta de praticar desporto, em especial ténis e karaté. É casado, tem quatro filhos e vive em Cascais. Ficou em 25º lugar no concurso "Os Grandes Portugueses", emitido pela RTP em 2007.
Livros Publicados
- Viagens Contra a Indiferença, 2004
- Gritos Contra a Indiferença, 2007
- Imagens Contra a Indiferença, 2008
- Histórias que Contei aos meus filhos, 2008
- Mais histórias que contei aos meus filhos, 2009
- Humanidade - Despertar para a Cidadania Global Solidária, 2009