A Festa das Fogaceiras 2015 realiza-se de 5 a 25 de Janeiro, em Santa Maria da Feira. Na origem da Festa das Fogaceiras esteve um voto ao mártir S. Sebastião, em 1505, quando a região foi assolada por um surto de peste que dizimou as suas gentes. Em troca de proteção o povo prometeu ao santo a oferta de um pão doce chamado 'Fogaça'.
Programa da Festa das Fogaceiras 2015
Confira o cartaz e o programa da Festa das Fogaças 2015 no site da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira.
A formação de um Cortejo Cívico na Festa das Fogaceiras deu-se com a implantação da República, antecedendo a bênção das fogaças e a realização da Missa Solene, com sermão.
Já a procissão congrega símbolos religiosos, onde não pode faltar o mártir S. Sebastião, assim como uma representação civil, com símbolos autárquicos, económicos, sociais e culturais de cada uma das 31 freguesias do Concelho, misturando a vertente civil e a religiosa.
O que é a fogaça?
A fogaça é um pão doce tradicional de Santa Maria da Feira, usado já no século XIII como pagamento de foros, feito de água, fermento, farinha, ovos, manteiga, açúcar e sal. Tanto no cortejo como na procissão, que marcam a Festa das Fogaceiras, as atenções recaem sobre as fogaceiras, as crianças do concelho, vestidas e calçadas de branco, cintadas com faixas coloridas, que levam à cabeça as fogaças do voto, coroadas de papel de prata de variadas cores, recortado com perfis do castelo.