Os festivais de cinema em Portugal são às dezenas, para todos os gostos e idades, indo de festivais de animação a festivais de documentários, de festivais de filmes de terror a festivais de cinema gay e lésbico.
No meio da amálgama de festivais de cinema em Portugal destacam-se alguns pela importância que têm vindo a adquirir nos últimos anos, em detrimento de outros que se extinguiram, como por exemplo, o Festival Internacional da Figueira da Foz.
Principais Festivais de Cinema em Portugal
- Fantasporto: O maior festival de cinema do país foi criado em 1981, e foi consagrado internacionalmente pela revista "Variety" como um dos sessenta mais importantes festivais do mundo. Como o nome indica, o seu foco incide no cinema fantástico, premiando os melhores filmes do mundo que podem ser incluídos nessa categoria. Realiza-se entre o final de Fevereiro e o início de Março. Em 2016, na sua 36ª edição, o Fantasporto ocorre de 22 de fevereiro a 6 de março.
- IndieLisboa: O IndieLisboa decorre anualmente em abril, na capital de Portugal, centrando-se no cinema alternativo, com o intuito de promover e apoiar a divulgação de filmes de menor projeção. A par da programação de cinema, o IndieLisboa organiza atividades paralelas, ações, eventos, palestras, durante os 11 dias do festival, de forma a assegurar a adesão e o envolvimento dos variados públicos com o cinema. O evento distribui-se por vários espaços culturais de Lisboa, promovendo a dinâmica urbana dos espaços e dos espetadores. O IndieLisboa 2016 (13ª edição) vai decorrer de 20 de abril a 1 de maio.
- Doclisboa: O Doclisboa dedica-se em exclusivo ao género do documentário, de forma a que o cinema permita encontrar novos modos de ver, pensar e agir no mundo. Com centenas de filmes e um programa preparado com rigor e dedicação, a 13ª edição do Doclisboa teve lugar de 22 de outubro de 2015 a 1 de novembro, oferecendo ao público um lugar de encontro, de reflexão e de debate.
- Festroia: O Festroia ou Festival Internacional de Cinema de Tróia realiza-se anualmente em Setúbal. Data já de 1985 e têm-se dedicado desde o seu início à exibição de filmes de qualidade oriundos de países que apresentam uma baixa produção cinematográfica e que sejam pouco conhecidos do público português. A sua 31ª edição, em 2015, não se realizou por falta de apoios. O festival costuma culminar com a entrega do Golfinho de Ouro (o principal prémio do festival).
- Curtas de Vila do Conde: O Curtas de Vila do Conde é um dos principais acontecimentos cinematográficos e culturais a ter lugar em Portugal, dedicando-se principalmente a curtas-metragens. Realiza-se todos os anos em julho, na cidade de Vila do Conde. Em 2016 o festival realiza-se de 9 a 17 de julho, pela 24ª vez, oferecendo um programa recheado de filmes, exposições, performances, workshops, e concertos, mantendo-se assim atento a manifestações no campo do cinema e de outras artes.
Festivais de Cinema mais Concorridos de Portugal
Com base nos dados do Instituto do Cinema e do Audiovisual, os festivais de cinema em Portugal com mais espetadores em 2011 foram:
- Fantasporto – Festival Internacional de Cinema do Porto: 47.395
- IndieLisboa – Festival Internacional de Cinema Independente: 33.591
- Doclisboa – Festival Internacional de Cinema Documental: 27.307
- Festroia – Festival Internacional de Cinema: 24.202
- Festival Internacional de Curtas Metragens de Vila Do Conde: 19.004