Nesta seleção de filmes românticos para o Dia dos Namorados encontra grandes filmes que se centram no sentimento universal do amor. De dramas a comédias, de clássicos a películas recentes, estes são os melhores filmes românticos para o Dia dos Namorados.
Filmes para o Dia dos Namorados
Gone With The Wind – E Tudo O Vento Levou (1939)
Começando pelo clássico dos clássicos, este filme de Victor Fleming, com Vivien Leigh e Clark Gable, resume e mostra o melhor do cinema americano, contando uma história de amor em tempo de guerra - a Guerra Civil norte-americana.
Garden State (2004)
Garden State é um pequeno grande filme, protagonizado por jovens atores, que enternecem o espectador e tornam a experiência ainda mais real. Com a sua dose de humor, mas igualmente tocante e memorável.
High Fidelity – Alta Fidelidade (2000)
Rob, o melómano dono de uma loja de discos, passa em revista as suas separações amorosas, não conseguindo ultrapassar a última delas. Baseado no livro de Nick Hornby com o mesmo nome e com uma estupenda banda sonora a ajudar ao ambiente.
500 Days of Summer – 500 dias com Summer (2009)
Ela não acredita que o amor verdadeiro existe, ele sim. Entre eles debate-se o público, que assiste a 500 dias de relacionamento (ou à falta deste) do jovem casal. Com o mesmo actor (Joseph Gordon-Levitt), também pode assistir a 50/50.
Crna Macka, Beli Macor - Gato Preto, Gato Branco (1998)
Uma das comédias mais surreais de sempre não consegue camuflar uma história de amor entre famílias que não se entendem (ao estilo Romeu e Julieta) e entre diferentes polos que se atraem. Preto ou branco, o amor não escolhe cores (nem tamanhos).
Le Fabuleux Destin d'Amélie Poulain - O Fabuloso Destino de Amélie (2001)
Audrey Tautou encantou o mundo do cinema na pele de uma personagem única e adorável como Hello Kitty enfeitiçou a maioria das mulheres. Com uma fotografia espantosa e música de Yann Tiersen ao mesmo nível, “Amélie” é um filme romântico inesquecível.
Titanic (1997)
A nível de dramas românticos nenhum bateu tão alto (ou fundo) no coração do público como Titanic. Leonardo DiCaprio tinha encarnado o jovem apaixonado mais popular do mundo no ano anterior (em Romeu + Julieta), mas Titanic rebentou as escalas e as bilheteiras, sendo um dos filmes mais vistos de sempre.
The Notebook – O Diário da Nossa Paixão (2004)
Numa lista de filmes românticos não podia faltar uma película baseada num livro do grande contador de histórias românticas, Nicholas Sparks. The Notebook relata um amor impossível, nos longínquos anos 40.
Before Sunrise – Antes do Amanhecer (1995), Before Sunset – Antes do Anoitecer (2004) e Before Midnight - Antes da Meia-Noite (2013)
Dois jovens (Ethan Hawke e Julie Delpy) conhecem-se no comboio numa viagem pela Europa e acabam por passar uma noite romântica em Viena, a primeira e única noite juntos. Em “Antes do Anoitecer”, a sequela de “Antes do Amanhecer”, os dois voltam-se a encontrar em Paris, nove anos depois, e tentam perceber os seus sentimentos um pelo outro. Já em "Antes da Meia-Noite", encontramos o casal na Grécia, quase duas décadas depois do primeiro encontro.
Midnight in Paris – Meia-Noite em Paris (2011)
Woody Allen é um dos realizadores que mais se debruça sobre o amor e as suas histórias estão recheadas de humor e fantasia. No meio de dezenas de filmes possíveis, fica a proposta do filme passado na cidade do amor, Paris.
Eternal Sunshine of the Spotless Mind - O Despertar da Mente (2004)
Num misto de romance, drama e ficção-científica, O Despertar da Mente conta a história nada linear de um casal que tenta apagar as memórias conjuntas quando a relação se torna amarga. Com um Jim Carrey sério e uma Kate Winslet mais radical do que a de Titanic, o filme é um belo exercício de estilo de Michel Gondry e Charlie Kaufman.
Blue Valentine – Só Tu e Eu (2010)
O romance mais duro, genuíno, real alguma vez feito? Caso não o seja, pelo menos é o que melhor define as relações no século XXI. Com interpretações notáveis de Michelle Williams e Ryan Gosling.
Juno (2007)
Juno (Ellen Page) é uma adolescente que acaba por engravidar e que decide ter o filho, mesmo que este seja indesejado. Apesar do seu tema sério, o filme acarreta a insustentável leveza de uma comédia.
Se estas 14 propostas para o dia 14, Dia dos Namorados não são suficientes, aponte mais 14. Outras sugestões de filmes para o Dia dos Namorados:
- Closer
- Casablanca
- Ghost
- Orgulho e Preconceito
- As Asas do Desejo
- Ondas de Paixão
- The Graduate
- Sideways
- O Piano
- O Último Tango em Paris
- 10 Coisas que Odeio em Ti
- Groundhog Day
- Disponível para Amar
- 2046