Conheça o significado das cores das fitas académicas utilizadas pelos estudantes por altura das queimas das fitas.
Significado das Fitas Académicas
As fitas dos finalistas têm a sua origem nas fitas que eram usadas pelos estudantes para abotoar a pasta de estudos. As cores das fitas variavam, e eram normalmente seis, que serviam para atar a pasta. Mais tarde surgiram "pastas de luxo" com fitas mais largas, caídas para fora da pasta e se viria a oficializar que as fitas deveriam ser da cor da faculdade.
Cores das Fitas de Finalistas
Cada curso tem as suas cores em cada uma das universidades do país. O curso de Relações Internacionais, por exemplo, tem as cores de Portugal, vermelho e verde. Direito é normalmente assinalado com a cor vermelha. Economia de vermelho e branco, Psicologia de laranja, Engenharia Civil de laranja tijolo, cor das telhas dos telhados.
Para além das cores das fitas dos cursos, colocadas nos trajes académicos, existem as cores das fitas de finalistas colocadas nas pastas dos estudantes finalistas, impostas por uma lógica comercial e não por tradição. Algumas delas com um significado especial:
- fita preta – marca o fim do curso, e o início de uma nova era, é considerada a fita da sorte do estudante;
- fita vermelha – entregue pela cara-metade do estudante;
- fita branca - para o padrinho assinar ou os familiares mais relacionados com o percurso do aluno, ou outra pessoa especial.