Depois dos dias de grande ansiedade, criada pelos exames nacionais, é altura de relaxar por um pouco, antes de se decidir o que fazer a seguir.
Finalistas
Uma boa forma de descansar a cabeça para o aluno finalista do secundário, passa por marcar presença na viagem de finalistas, despedindo-se o aluno em grande dos seus colegas de turma.
Candidatura
Depois da diversão, regressa-se ao trabalho. É preciso fazer as contas aos resultados dos exames nacionais, isto é, calcular as médias dos exames e comparar com as médias exigidas pelas universidades desejadas.
Aqueles que desejam seguir os estudos, tirando um curso superior, devem estar atentos às datas de candidatura à universidade. A primeira fase tem lugar em julho, a segunda em setembro e a terceira em outubro.
A candidatura ao concurso nacional de acesso ao ensino superior é apresentada online, no portal da Direção-Geral do Ensino Superior.
Cursos com saída
Para escolher um curso superior é necessário ter em consideração diversas variantes. Uma delas é a taxa de empregabilidade. Por esta altura o aluno é capaz de ter já a sua escolha feita, mas ele pode ainda medir os prós e contras da escolha de um ou outro curso, antes de fazer a sua candidatura. Na verdade, cada estudante pode concorrer a um máximo de seis cursos/universidades, descriminadas por ordem de preferência. É uma escolha importante, que deve ser feita com calma.