Existem duas formas de casamento em Portugal: o casamento civil e religioso.
Casamento Civil
O casamento civil é um contrato estipulado entre o estado e duas pessoas, onde não há a típica celebração da cerimónia na igreja, perante um padre. Quem quiser proceder ao casamento civil em Portugal tem duas opções ao seu dispor: online ou numa conservatória. O custo do casamento civil é de 120 euros em ambas as opções.
O casamento pode ter lugar numa conservatória ou num local selecionado pelos noivos, pedindo-se apenas a deslocação do Conservador do Registo Civil, que é quem preside à cerimónia.
Saiba tudo sobre o processo de casamento pelo registo civil em Portugal.
Casamento Religioso
O casamento religioso ou católico engloba já a comemoração numa igreja, sendo um sacerdote o responsável pela união dos nubentes. A Igreja Católica tende a não reconhecer nem o divórcio nem os casamentos civis posteriores.
Para se proceder ao matrimónio, os noivos devem dirigir-se ao Cartório da Igreja Paroquial da residência da noiva para dar início ao processo de casamento. A inscrição num Curso de Preparação para o Matrimónio instrui os noivos para a cerimónia de casamento. Caso o matrimónio não tenha lugar na paróquia da noiva torna-se necessário obter autorizações para a realização da cerimónia noutro local.
Esteja a par da idade legal para casar em Portugal e dos requisitos para o casamento.
Regime de bens
Estão previstos três regimes de bens no casamento na lei portuguesa: