Lidar com a morte é uma das maiores dificuldades que assombram o homem ao longo da sua vida. Não existe nenhuma receita ou manual de como lidar com a morte de um amigo, mas existem meios de atenuar a dor da sua perda.
Homenagear
Escolha pequenos episódios ou grandes momentos do seu amigo e fale sobre os mesmos no seu funeral. Faça o tributo que o seu amigo merecia. Faça algo em honra da memória de seu amigo.
Recordar
Construa um álbum com fotografias, recortes e outros itens pessoais, para documentar a vida do amigo perdido. Escreva legendas para esses momentos e recorra a este álbum nas alturas de maiores saudades.
Em situações sociais em que se sinta a falta da pessoa, faça brindes ou dedique algumas palavras à memória do seu amigo. Festeje os aniversários do amigo desaparecido.
Não remoer o passado
Para lidar melhor com a morte de um amigo é preciso evitar cair em pensamentos negativos quando se recorda o passado. Os remorsos do que não se fez e se poderia ter feito são prejudiciais. O seu amigo não o quereria ver martirizado pela sua vida fora, pelo que não se deve culpar pelo passado.
Agarre-se sempre às boas memórias e não às más. Faça atividades que lembrem o seu amigo.
Manter a rotina
Tente retomar a rotina da sua vida, ocupando a mente com tarefas e distrações e não com pensamentos tristes e negativos ao ser.
Escrever
Falar com o seu amigo pode ser um veículo importante para a sua dor. Escreva cartas para o seu amigo, falando de tudo o que lhe vai na alma, desde a falta que ele faz à cor e conteúdo do seu dia-a-dia. Escreva-lhe um poema.
Apoio
O apoio psicológico pode ser útil, mas o melhor apoio encontra-se nos verdadeiros amigos e na família. Desabafar ajuda ao alívio e bem estar, até porque nem faz sentido passar uma dor que é conjunta a sós.
Nutrir o ser
É mais fácil falar do que fazer, mas deve tentar dormir e comer bem, fazer exercício e tratar bem de si. Procure o melhor alimento para a sua alma, desde música a viagens, da natureza à solidariedade, da arte ao desporto, do lazer à religião.