Fratura de Perónio

A fratura do perónio é uma lesão muito grave do tecido ósseo e dos tecidos moles. Pode ocorrer de forma direta, através de acidentes de viação, quedas e acidentes desportivos, o que conduz a fraturas transversais ou cominutivas, com desvio significativo e grande probabilidade de lesão de tecidos moles associada, ou de forma indireta, através de movimentos de torção, que conduzem a fraturas em espiral.

Tratamento e Tempo de Recuperação

Esta lesão situa-se, normalmente, no terço inferior e é muito comum nos dançarinos, praticantes de atletismo, saltadores, jogadores de futebol, entre outros. Torna-se necessário fazer um radiograma e/ou centigrama para detetar a gravidade da lesão. Dependendo do grau de gravidade, o tratamento pode ser apenas com repouso ou sujeito a intervenção cirúrgica.

Torna-se necessário desenvolver uma adequada tonificação e fortalecimento músculo de modo a prevenir estas lesões. No caso de acidente desportivo, o desportista deve retomar a sua atividade de forma progressiva e apenas quando estiver a um nível de preparação músculo e articular aceitável, sendo que este nível só é alcançado quando os sinais de dores forem desaparecendo.

Atualizado em 17/07/2015