A Fundação Calouste Gulbenkian, sediada em Lisboa, é uma instituição privada, portuguesa, de utilidade pública, cujos finalidades são a Arte, a Beneficência, a Ciência e a Educação. A Fundação Gulbenkian promove conferências internacionais, palestras, cursos; Atribui subsídios e oferece bolsas de estudo para licenciaturas, especializações e doutoramentos em Portugal e no estrangeiro. Foi criada com a herança de Calouste Sarkis Gulbenkian e os seus estatutos foram aprovados pelo Governo Português a 18 de Julho de 1956.
As instalações da Sede e Museu, dispõem, para além das áreas restritas à administração e aos serviços, um Grande Auditório, espaços para exposições temporárias, uma área de congressos, dispondo de vários auditórios e salas, e um edifício próprio que abriga o Museu Calouste Gulbenkian, os serviços educativos do Museu e a Biblioteca de Arte.
No âmbito internacional, a Fundação faz parte do European Foundation Centre (EFC) e participa em diversos fóruns no âmbito artístico, de apoio ao desenvolvimento, científico e educativo.
A Fundação tem ainda uma Delegação no Reino Unido (UK Branch) e um Centro em Paris (Centro Cultural Calouste Gulbenkian).