A Fundação Cupertino de Miranda é uma instituição privada, criada em 1964. Com 10.000 m2, fica situada na cidade Porto e destina-se a fins culturais, como exposições, congressos, concertos e debates. Depois de vários anos encerrada, é em 1981 que volta a reestruturar-se pela mão de Alberto Correia de Almeida que decidiu criar uma coleção de papel fiduciário, o que, mais tarde, viria a tornar-se no Museu do Papel Moeda.
Para além disto, a Fundação tem auditórios e salas de exposições, equipadas com os mais modernos sistemas áudio e projeção de vídeo, vídeo-conferência e tradução simultânea. Os visitantes podem, ainda, desfrutar de um restaurante aberto diariamente, onde se realizam festas como casamentos.
Cupertino de Miranda
O seu fundador, António Cupertino de Miranda, nasceu em Famalicão, em 1886. Foi para o Brasil em 1915 e depois de lá estar 30 anos, onde foi professor e jornalista, regressou com a ideia de criar uma Fundação que contribuísse para a formação cultural de toda a sociedade. Faleceu em 1974, aos 88 anos.
Localização
A Fundação Cupertino de Miranda do Porto encontra-se na freguesia de Aldoar, concretamente na Avenida da Boavista 4245, 4100-140 Porto.
Quanto à Fundação Cupertino de Miranda de Famalicão, esta situa-se na Praça Dona Maria II, 4760-111 Vila Nova de Famalicão, apresentando exposições e realizando por vezes colóquios e concertos.