A história do Carnaval não é consensual, sendo uma celebração popular transmitida e transformada ao longo dos vários séculos, de país para país.
Origem e História do Carnaval
Acredita-se que o Carnaval surgiu a partir da implantação da Semana Santa pela Igreja Católica no século XI, antecedida por 40 dias de jejum, a Quaresma, o que incentivaria a realização de variadas festividades nos dias que antecedem a Quarta-feira de Cinzas (o primeiro dia da Quaresma).
O Carnaval é visto como sendo uma herança das festas gregas e das festas pagãs, realizadas em dezembro (Saturnais - em honra ao deus Saturno) e em fevereiro (Lupercais - em honra a Pã). Alguns investigadores chegam mesmo a relacionar o Carnaval com as celebrações em homenagem à deusa Ísis ou ao deus Osíris, no antigo Egito. O certo é que a associação entre o Carnaval, o culto da agricultura e o ressurgimento da primavera, se encontra em diversas culturas. Em certos rituais agrários da Antiguidade, muitos homens e mulheres pintavam os seus rostos e corpos, deleitando-se com a dança, festa e embriaguez.
Na antiga Roma todas as atividades e negócios eram suspensos no Carnaval, os escravos ganhavam liberdade temporária para fazer o que em quisessem e para gozarem com os seus amos. Elegia-se um rei por brincadeira e comandava-se o cortejo pelas ruas, entre outros rituais.
No período do Renascimento, o Carnaval adotou o baile de máscaras, e também as fantasias e carros alegóricos. Em Veneza e Florença, no século XVIII, as damas da nobreza utilizavam as máscaras como instrumento de sedução.
Ao caráter de festa popular, o Entrudo (como era chamado em Portugal e no Brasil), com as suas brincadeiras desorganizadas, foi progressivamente transformando-se na festa de Carnaval moderna: uma celebração recheada de desfiles e fantasias, que se preserva especialmente em regiões de Itália e França, sem esquecer toda a cor e animação do Carnaval do Rio de Janeiro, no Brasil.
Carnaval: origem da palavra
Tal como a origem do Carnaval, as raízes do termo também são muito discutidas. Para alguns estudiosos o vocábulo advém da expressão latina "carrum navalis" (carro naval): o carro alegórico em forma de barco que desfilava com homens e mulheres, na abertura das celebrações romanas.
Para outros, a palavra deriva da expressão "carnem levare", modificada depois para "carne, vale" (adeus, carne), palavra originada entre os séculos XI e XII e que aludia à Quarta-feira de Cinzas e anunciava o afastamento da carne, devido à Quaresma, tempo de jejum, totalmente oposto aos "Dias Gordos". A Terça-feira Gorda, também conhecida pelo nome francês Mardi Gras, é tida como um sinónimo de Carnaval.
Também se encontram referências à expressão "carnis valles", sendo que "carnis" em latim significa carne e "valles" prazeres.
Datas do Carnaval
- Carnaval 2016: 9 fevereiro
- Carnaval 2017: 28 fevereiro
- Carnaval 2018: 13 fevereiro
O Carnaval ocorre 47 dias antes da Páscoa, em fevereiro ou março, próximo do dia de Lua Nova e do dia de ano novo chinês. No século XXI, a data de Carnaval registada mais cedo no calendário foi a 5 de fevereiro de 2008, enquanto que a que ocorrerá mais tarde será 9 de março de 2038.