A história do Natal está profundamente marcada por elementos pagãos e cristãos, que acabaram por originar o Natal que atualmente conhecemos, repleto de tradições e simbologias diversas.
Fique a conhecer a verdadeira história do Natal.
A Origem do Natal
Ao contrário do que se possa pensar, nem sempre a Igreja Católica celebrou o Natal. O Natal, como comemoração do nascimento do Menino Jesus, surgiu apenas em meados do século IV d.C., quando o Papa Júlio I decidiu atribuir a data do nascimento de Jesus, que se desconhece com exatidão, ao dia 25 de dezembro. Acredita-se que a escolha do dia não foi ao acaso, já que coincidia com as celebrações pagãs do Solstício de inverno. Assim, a Igreja terá adotado a data, numa tentativa de aproveitar a popularidade das festas europeias, o que veio a substituir os rituais pagãos por uma festa cristã, de dimensões universais.
Por influência franciscana, a partir do ano de 1233, surgiu a tradição do presépio, que pretende reconstituir o momento do nascimento do Menino Jesus e que passou a fazer parte de todas as casas cristãs, durante o Natal. Posteriormente, símbolos natalícios como a árvore de Natal e o próprio Pai Natal, vieram adicionar uma série de tradições pagãs, de origem maioritariamente europeia, à festa familiar.
A Origem do Natal Moderno
Atualmente, o Pai Natal é um dos principais símbolos de Natal, um pouco por todo o mundo. A origem da figura remonta ao ano de 317 d.C, aquando do nascimento de Nicolau de Mira, ou São Nicolau. Proveniente de famílias abastadas, a sua generosidade rendeu-lhe a reputação de distribuidor de presentes, especialmente junto das crianças e dos mais desfavorecidos. Centenas de anos mais tarde, a lenda de São Nicolau continuava viva, acabando por chegar aos Estados Unidos da América, onde a figura do Pai Natal veio a ganhar os contornos que o mundo ocidental conhece, sendo originalmente denominado de Santa Claus.
Desde então, são vários os símbolos e tradições de Natal que foram sendo adotados um pouco por todo o mundo, com especial destaque para a troca de presentes, e que surgem como uma espécie de simbiose entre o cristão e o pagão, refletindo as características de cada povo e cultura.
História do Natal Digital
Com milhões de visualizações no Youtube, o vídeo do Natal Digital faz uma adaptação da história do nascimento do Menino Jesus, recorrendo às novas tecnologias e plataformas de comunicação, como o email, o Facebook e o Twitter. O vídeo do Natal Digital foi criado em 2010, pela empresa Excentric, e tem vindo a ser uma das formas mais populares e divertidas de milhares de pessoas desejarem um feliz Natal, especialmente nas redes sociais.