O Pai Natal é um dos grandes símbolos mundiais do Natal, mas será que conhece a verdadeira história do Pai Natal?
Entre lendas e factos históricos, a imagem do velhinho que distribui presentes, na noite de 24 para 25 de dezembro, foi-se alterando ao longo dos tempos e ganhando, literalmente, novas roupagens, até chegar ao Pai Natal que hoje conhecemos.
História Verdadeira do Pai Natal
A história do Pai Natal surgiu com a figura de São Nicolau, um arcebispo turco que veio a ser considerado padroeiro das crianças e dos marinheiros. Durante o século IV, São Nicolau ficou conhecido pela sua bondade e generosidade, já que ajudava os mais pobres, distribuindo sacos de moedas pelas chaminés das casas de famílias mais carenciadas. Assim, São Nicolau passou a ser visto como um distribuidor de presentes.
Após a sua morte, vários milagres lhe foram atribuídos, tendo vindo a ser declarado santo. Antigamente, o dia 6 de dezembro era celebrado como Dia de São Nicolau, e era o dia em que se ofereciam os presentes. Contudo, a Reforma Cristã veio associar ao Menino Jesus, e ao seu próprio dia, 25 de dezembro, o gesto de oferecer presentes.
Em 1969, o Papa Paulo VI ordenou que o Dia de São Nicolau fosse retirado do calendário, por falta de documentação válida a seu respeito. Ainda assim, a história de São Nicolau ficou para sempre ligada ao Natal.
História do Pai Natal da Coca-Cola
Até 1931, a o Pai Natal era representado de diferentes formas, surgindo, na maior parte das vezes, com roupas de inverno, barrete na cabeça e em tons de verde e branco, típico dos lenhadores.
Quando a Coca-Cola decidiu promover o consumo dos refrigerantes no inverno, através de uma gigantesca campanha publicitária, nos EUA, a marca fez surgir um novo Pai Natal, de fato vermelho, com apontamentos brancos e cinto preto, numa alusão às cores da Coca-Cola.
A força do anúncio rapidamente espalhou a nova imagem do velhinho de barbas brancas, um pouco por todo o mundo, dando origem à representação atual do Pai Natal e às cores dominantes da quadra.
A Lenda do Pai Natal
Segundo a lenda, o Pai Natal vive na Lapónia, numa casa perto da Fábrica de Brinquedos, onde vários elfos ajudam na confeção dos presentes para as crianças de todo o mundo.
De acordo com a lenda, na noite de 24 para 25 de dezembro, o Pai Natal, de longas barbas brancas e vestido de vermelho, visita as casas das crianças que se portaram bem, puxado num trenó, pelas suas renas voadoras.
Carregado de brinquedos, o Pai Natal desce pela chaminé e deixa os presentes de Natal junto da árvore ou das meias colocadas junto à chaminé.