O Instituto dos Museus e da Conservação foi criado em 2007 como um organismo pertencente ao Ministério da Cultura. Fazem parte do Instituto 28 museus e 5 palácios nacionais, cuja principal função é, precisamente, conservar e valorizar estes objectos que fazem parte da história de Portugal. Para isso, o Instituto organiza programas de restauro, conservação e prevenção, bem como a qualificação e ampliação dos espaços museológicos. Para que isto se torne realidade, conta com a ajuda dos Departamentos de Conservação e Restauro e o Laboratório José de Figueiredo, dando, igualmente, formação graduada e pós-graduada a técnicos e investigadores.
O Instituto dos Museus e da Conservação conseguiu renovar muitos dos espaços já existentes. Actualmente, é possível encontrar lojas e cafetarias nos museus, tornando-os, assim, espaços muito mais atractivos e cómodos para o grande público.
Ao Instituto compete, ainda, o estudo e documentação das colecções, para que fiquem acessíveis nacional e internacionalmente através da internet.