Jet Lag é o termo que designa o desequilíbrio entre o ritmo biológico do organismo e o ambiente que o circunda. Esta fadiga corporal e mental é causada pelas viagens de avião (jet/jato), atormentado os primeiros dias dos viajantes num novo destino, após um voo de longa duração, vendo-se estes obrigados a adaptarem-se a um novo fuso horário (lag/atraso).
Causa
Quando a pessoa viaja entre lugares com diferentes fusos horários, o seu relógio biológico não se adapta instantaneamente ao novo fuso - o seu organismo ainda está habituado ao padrão natural dia/noite do país de origem, incluindo o ritmo das refeições, repouso, e todas as funções corporais.
A velocidade com que o corpo se ajusta ao novo horário varia de pessoa para pessoa. Enquanto algumas demoram dias para se adaptar, outras precisam apenas de algumas horas para o conseguir.
Sintomas
Os sintomas do jet lag variam igualmente de pessoa para pessoa e de viagem para viagem (são mais fortes depois de um voo com destino ao Oriente em comparação com o Ocidente, já que viajar para o Oriente significa a “perda” de várias horas). Os sinais mais comuns de jet lag são o enjoo, as dores de cabeça, ter dificuldades de concentração, reflexos mais lentos, insónias e sentir o corpo cansado sem ter feito qualquer esforço.
Dicas para evitar o Jet Lag
- Para combater o jet lag deve-se começar por verificar se no destino o horário está adiantado ou atrasado, para ajustar o relógio biológico dias antes de viajar, alterando progressivamente os horários de sono.
- Para viagens no sentido leste, com horas a mais de fuso horário, deve-se dormir a cada dia uma hora mais cedo. Para viagens no sentido oeste, deve-se deitar uma hora mais tarde.
- Antes do voo evite ainda refeições pesadas, café, bebidas alcoólicas e faça exercício regularmente.
- Durante o voo ajuste o seu relógio para a hora do destino logo que entre no avião, preparando-se assim mentalmente para o novo ritmo horário.
- Deve exercitar as pernas quando puder, beber bastante água e evitar as mesmas bebidas do que antes do voo. Pode ainda ajustar as horas de sono no avião.
- À chegada deve-se adaptar ao horário local, tomando as refeições à hora local e aproveitar a luz solar ao máximo (a luz natural contribui para uma adaptação mais célere), indo apenas para a cama à noite (descansando bem na primeira noite).
- Evite a ingestão de comprimidos para dormir para não confundir o organismo, assim como atividades fatigantes nos primeiros dois dias, para que o corpo se adapte ao novo ritmo.