José Eduardo dos Santos é o Presidente de Angola desde 1979. Nasceu em São Tomé e Príncipe e foi, em 1963, o primeiro representante do MPLA no Congo.
Licenciou-se, em 1969, em Engenharia de Petróleos, no Instituto de Petróleo e Gás de Baku, na antiga União Soviética, tendo aí, também, frequentado um curso militar de Telecomunicações.
Foi o coordenador do Departamento de Relaçes Exteriores e do Departamento de Saúde do MPLA.
Após a proclamação da independência angolana, em 1975, José Eduardo dos Santos foi nomeado Ministro das Relações Exteriores. Desta forma, e após o falecimento de Agostinho Neto, o primeiro presidente de Angola, Eduardo dos Santos foi eleito presidente de Angola.
Foi sob o governo de José Eduardo dos Santos que se realizaram, em 1992, pela primeira vez, as primeiras eleições democráticas multi-partidárias angolanas. Nestas eleições não se conseguiu eleger na primeira volta (conseguiu 49% dos votos), tendo-se seguido uma grave crise despoletada pela recusa da UNITA em aceitar estes resultados. Desta forma, reiniciou-se a Guerra Civil Angolana que terminou em 2002 com a morte de Jonas Savimbi. Nesse mesmo ano foram assinados vários acordos de paz, no qual se uniram as Forças Armadas Angolanas e as Forças Militares da UNITA.
Só em 2008 é que voltaram a haver eleições, tendo o MPLA de José Eduardo dos Santos, conseguido 81,64% dos votos.
Em 2012 decorreram novas eleições, ganhas pelo MPLA, sendo José Eduardo dos Santos automaticamente eleito presidente da República, legitimando a sua permanência no cargo por mais cinco anos.