José Hermano Saraiva foi um historiador e apresentador de televisão português.
Morte de José Hermano Saraiva
O historiador José Hermano Saraiva morreu na manhã do dia 20 de julho de 2012, na sua residência em Setúbal, de acordo com informações prestadas à imprensa por José António Crespo, produtor do historiador e apresentador de TV.
Carreira de José Hermano Saraiva
Licenciado em Ciências Histórico-Filosóficas e em Ciências Jurídicas, José Hermano Saraiva era conhecido do público por ser um dos grandes divulgadores e estudiosos da história de Portugal. No entanto, a sua vida profissional começou na advocacia e no ensino. Foi professor do liceu e Reitor do Liceu D. João de Castro. Para além de tudo isto, foi jurista e ministro da educação, entre 1968 e 1970, tendo sido, também, embaixador no Brasil.
José Hermano Saraiva foi autor de vários programas televisivos, contando ao pormenor a história do nosso país, dentre os quais se destacam: “O Tempo e a Alma”, “Histórias que o Tempo Apagou”, “Horizontes da Memória” e “A Alma e a Gente”.
Distinções de josé Hermano Saraiva
Das várias distinções que recebeu, salientam-se a Comenda da Ordem de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa, a Grã-Cruz da Ordem da Instrução Pública e a Grã-Cruz da Ordem do Mérito do Trabalho.
Realizou, igualmente, inúmeros trabalhos pedagógicos, jurídicos, históricos e orações académicas.
José Hermano Saraiva no Alta Definição
Em uma das suas últimas entrevistas e perante as dificuldades que o país apresenta, José Hermano Saraiva falou sobre o futuro de Portugal.