Julian Assange é um jornalista australiano fundador do site Wikileaks, responsável pela publicação de centenas de milhares de documentos e vídeos secretos da diplomacia norte-americana e do seu exército, sobre a guerra no Iraque e no Afeganistão. Os documentos comprometem a diplomacia norte-americana e colocam em debate a questão dos direitos humanos.
Criado em 2006, o site Wikileaks criou o conceito Cablegate e foi aumentando o número de visitas com a publicação de documentos confidenciais de comunicações entre o Governo norte-americano e as embaixadas. Assange deu conferências para explicar o propósito do site e foi aumentando a sua notoriedade até ser considerado um espião pelos Estados Unidos, ao publicar documentos confidenciais na Internet.
Em 2010 o site publicou imagens de um helicóptero Apache do exército norte-americano no Afeganistão a balear mortalmente dois fotógrafos da Reuters por engano. O Wikileaks e Julian Assange aumentaram a visibilidade nos media e despertaram o interesse em vários países envolvidos nos documentos.
A 7 de Dezembro de 2010, Julian Assange entregou-se à polícia britânica para responder ao crime de tentativa de violação sexual de duas mulheres na Suécia. A Interpol emitiu um "Alerta Vermelho" para o capturar.