O Lausperene consiste na exposição da hóstia consagrada, chamada de Santíssimo Sacramento, na igreja, aos fiéis. O sagrado lausperene tem normalmente uma duração de 40 horas, em referência ao período em que o corpo de Jesus Cristo permaneceu no túmulo até suceder a ressurreição.
Significado
A palavra lausperene tem origem no latim. Laus perene significa "louvor perene", fazendo alusão à adoração contínua do Senhor pelos fiéis.
Tradição
A celebração secular do sagrado lausperene mantém-se viva em Portugal, em especial em cidades como Braga e Lisboa.
Durante a Quaresma, todos os dias em Braga o Santíssimo Sacramento fica exposto à adoração dos fiéis, desde o princípio da manhã até ao final da tarde, viajando de igreja a igreja. Esta devoção foi estabelecida em 1710.
Em Lisboa o Santíssimo Sacramento percorre as igrejas da cidade por escala, sucessivamente, estando exposto durante 48 horas em cada uma delas. Foi o Cardeal D. Luís de Sousa, Arcebispo de Lisboa que pediu ao Papa Inocêncio XI, em 1682, a bula do jubileu do Lausperene, para proceder a esta exposição do Santíssimo Sacramento pela cidade, à imagem do que se fazia em Roma.
Orações e cânticos
Oração
Senhor Jesus, eu creio que estais presente no pão da Eucaristia. Senhor, eu creio em Vós. Senhor Jesus, eu vos adoro pois sois o Senhor Ressuscitado. Senhor, eu vos adoro. Senhor Jesus, eu espero em vós, pois ninguém nos ama tanto e deseja tanto a nossa felicidade. Senhor, eu espero em Vós. Senhor Jesus, eu amo-Vos com todo o meu coração e com todas as minhas forças. Senhor, eu amo-Vos.
Cântico
Senhor, aqui nos tendes, juntos para te amar.
Só Tu conheces e entendes, tudo o que temos p’ra dar:
Dor e pobreza, toda a alegria, tanto sofrer e a paz,
que a vida oferece e cria, que a vida leva e traz.
Ó Cristo, de braços cansados, sem ti, Senhor, que seria,
a tormenta dos pecados e o medo da manhã fria.
Então, faz de nós, ó Deus, teu repouso e morada,
e o amor dos que são teus torne a terra abençoada.
Faz ó Deus…