Listeriose é uma intoxicação alimentar causada por uma bactéria chamada listeria. A listeriose é transmitida essencialmente através do consumo de alimentos contaminados com a bactéria Listeria monocytogenes.
Sintomas
Os sintomas são semelhantes aos de uma gripe comum e incluem febre persistente, dores musculares, dores lombares, náuseas, vómitos, diarreia, e surgem cerca de três semanas após o consumo do alimento contaminado.
Numa infeção com listeriose há o risco do vírus passar para o sistema nervoso, podendo ocorrer sintomas como dores de cabeça, rigidez de pescoço, confusão mental, perda de equilíbrio e convulsões. Se a listeriose ocorrer durante a gravidez, principalmente no terceiro trimestre, e não for tratada poderá provocar um aborto espontâneo, aumentar a probabilidade do bebé sofrer de problemas respiratórios, meningite ou mesmo hipotermia, logo depois do nascimento.
Cuidados a ter para evitar a listeriose
Para evitar a listeriose devem-se seguir as regras básicas de segurança alimentar e evitar alimentos portadores de listeriose como: queijos moles, carnes mal passadas, patês, alimentos mal aquecidos, peixes fumados e saladas mal lavadas.
- Cozinhar bem os alimentos crus (carnes, legumes e verduras);
- Lavar bem e desinfectar os legumes para as saladas antes de os comer;
- Separar alimentos crus de alimentos cozinhados e prontos a comer;
- Evitar leite não pasteurizado e alimentos preparados com leite não pasteurizado (como queijos não pasteurizados);
- Lavar bem as mãos e os utensílios de cozinha (como facas e tábuas);
- Descongelar no forno ou no microondas, e não na banca ou na pia, os alimentos congelados e prontos para o consumo;
- Reaquecer bem as refeições anteriormente cozinhadas até ficarem fumegantes.
A listeriose pode ser causada pela ingestão de alimentos contaminados, como leite não pasteurizado, vegetais crus mal lavados ou alimentos processados (como charcutaria), e tem um período de incubação médio de três semanas.