As luzes de circulação diurna estão presentes em alguns automóveis e ligam-se automaticamente quando o motor é acionado, não dependendo da ação do condutor.
O equipamento é denominado pela sigla DRL, Daytime Running Lights. Este novo mecanismo consome menos energia que as luzes dos minímos.
Luzes de circulação diurnas obrigatórias
O uso das luzes de circulação diurnas são obrigatórias, no espaço da União Europeia, em automóveis ligeiros de passageiros e pequenos comerciais homologados, a partir de 7 de Fevereiro de 2011. A partir de Agosto de 2012, a medida é alargada a camiões e autocarros.
A medida anunciada pela Comissão Europeia obriga a que todos os sucessores dos atuais novos modelos sejam equipados com estes dispositivos. No entanto os automóveis que já se encontram a circular não são obrigados a ser equipados com as luzes de circulação diurna.
De acordo com a Comissão Europeia, estudos realizados em diferentes países mostram que as luzes de circulação diurna contribuem para o objetivo de reduzir as fatalidades nas estradas da Europa e baseia a sua resolução num estudo que prova que uma viatura com as luzes de circulação diurna é detetada mais cedo e mais depressa.