Para manter a forma física a pessoa precisa de se exercitar regularmente e de se alimentar saudavelmente. O exercício físico e uma boa alimentação beneficiam pessoas de todas as idades, mas é importante ter alguns cuidados em determinados períodos da vida.
Manter a forma depois dos 30
A partir dos 30 anos o metabolismo desacelera e o corpo começa a perder alguma massa muscular e densidade óssea, tornando-se mais fácil acumular algum peso extra.
Para manter a forma é necessário então ter um maior cuidado com a alimentação e caprichar no exercício físico.
Para estimular o metabolismo e aumentar a massa muscular, queimando gorduras no processo, é indispensável adotar um treino físico e uma alimentação rica em proteínas como por exemplo:
- queijo
- iogurtes
- nozes
- amêndoas
- peixes
- carnes magras
- ovos
- feijões
A ingestão de cálcio (1.000 mg por dia) também é recomendável contra a perda óssea.
Quanto ao exercício físico o ideal é uma hora de exercício por dia, mas na impossibilidade de disponibilizar tanto tempo, a pessoa deve apostar em correr a diferentes ritmos e em fazer exercícios musculares localizados (nas zonas onde há aumento de peso como abdominais, por exemplo), durante meia hora, cinco dias por semana. Se não for fã de ginásios onde os treinos físicos são mais completos, há sempre a simples mas eficaz opção de caminhar.
Beber bastante água durante o dia e manter um bom sono é igualmente importante para a forma física (são vários os fatores que afetam a forma física, desde a poluição ao stress).
Manter a forma na gravidez
É importante fazer exercício durante a gravidez para manter a forma, a flexibilidade, controlar o peso, facilitar o trabalho de parto e prevenir a prisão de ventre.
O exercício de pilates é uma referência nesta fase da vida, trazendo vários benefícios à grávida, mas existem outros exercícios moderados indicados que esta pode praticar, como:
- natação
- ciclismo ligeiro
- hidroginástica
- ginástica localizada
- aeróbica
- yoga
- caminhada
Antes de praticar os exercícios na gravidez, a mulher deve consultar o seu médico e pedir aconselhamento sobre os exercícios ideais. Se sentir enjoo, dor ou tiver algum sangramento durante o exercício físico, ela deve contactar o seu médico de imediato. Se a grávida não conseguir falar enquanto se exercita, é sinal que atingiu o limite do esforço. Quando estiver a suar mais do que o normal, ela deve beber água suficiente para repor os líquidos.
Caso a grávida engorde apenas o recomendado (entre 9 e 13 quilos), esta terá mais hipóteses de voltar à sua forma original rapidamente. É fundamental que mantenha uma boa alimentação na gravidez, investindo sobretudo em verduras, legumes, frutas, cereais integrais e evitando a ingestão de alimentos ricos em açúcares como doces, fritos e comidas gordurosas. As bebidas alcoólicas e gaseificadas são para eliminar da dieta.
Recomenda-se igualmente a não saltar refeições e a comer sempre devagar, mastigando bem os alimentos.