Maria Cavaco Silva nasceu a 19 de março de 1938, em S. Bartolomeu de Messines, Silves, Algarve. Casou com Aníbal Cavaco Silva em 20 de outubro de 1963 e tem dois filhos e cinco netos. Foi a primeira dama de Portugal entre 2006 e 2016.
É licenciada em Filologia Germânica pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e possui também o Curso de Ciências Pedagógicas da Faculdade de Letras de Lisboa.
Maria Cavaco Silva iniciou a sua actividade docente em 1960, no Colégio das Doroteias. Lecionou também nos Liceus de Passos Manuel, Rainha D. Leonor e D. João de Castro.
Em 1963, acompanhou o marido em Moçambique, vivendo dois anos em Lourenço Marques (atual Maputo), onde lecionou Português e línguas estrangeiras nos liceus Salazar e D. Ana da Costa Portugal.
Em 1977 iniciou funções como regente da disciplina de Língua Portuguesa do curso de Filosofia, na Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa.
Tem artigos publicados sobre autores como Luís de Camões, Gil Vicente, Bocage, Camilo Pessanha, Cesário Verde, José Régio, Natércia Freire, Ruy Belo, Vergílio Ferreira e Sophia de Mello Breyner Andresen.