A Maternidade Alfredo da Costa (MAC) situa-se em São Sebastião da Pedreira, Lisboa, e abriu portas pela primeira vez em Dezembro de 1932. Foi concebida sobre um antigo templo e afirma-se como a primeira maternidade de Lisboa a ser construída de base. A Maternidade Alfredo da Costa foi projetada pelo arquiteto Miguel Ventura Terra.
Encerramento da Maternidade Alfredo da Costa
No final de 2012, No ano em que completou 80 anos, a Maternidade Alfredo da Costa encerrou as suas portas. A decisão parte do Centro Hospitalar de Lisboa Central e é justificada com a existência de 3 novas unidades hospitalares na região de Lisboa - em Loures, Cascais e Vila Franca de Xira.
Alguns dos serviços da Maternidade Alfredo da Costa foram transferidos para o Hospital D. Estefânia, mas outros encerraram definitivamente. Esta decisão sentenciou muitos profissionais ao desemprego.
Para além das 3 novas unidades hospitalares em Lisboa, a decisão prende-se com uma política de redução de custos através da centralização, fusão ou extinção de serviços hospitalares. Esta mesma decisão causou vários protestos - vários utentes reuniram-se em frente do edifício em forma de contestação.