Medina Carreira é um fiscalista e político português. É também um meditico comentador e crítico das finanças portuguesas, relativamente às questões do endividamento e despesa pública, posição que lhe valeu a distinção de comentador mais influente.
Biografia
Nascido a 14 de janeiro de 1931, Henrique Medina Carreira começou por tirar o bacharelato em Engenharia Mecânica, tendo trabalho como técnico fabril numa fundição de aço. Em 1954 licenciou-se em Ciências Pedagógicas e, em 1962, em Direito, pela Universidade de Lisboa.
Ao longo da sua vasta carreira, Medina Carreira dedicou-se à advocacia, à docência e à consultoria em empresas. Paralelamente, desempenhou várias funções, tendo sido membro do Conselho Superior dos Tribunais Administrativos e Fiscais, membro do Conselho Fiscal da Fundação Oriente, vice-presidente do Conselho Nacional do Plano, vogal do Conselho de Administração da Expo’98, presidente da Comissão de Reforma e Tributação do Património, presidente da Direção da Caixa de Previdência dos Advogados e Solicitadores, e vogal do Conselho Superior da Companhia de Seguros Sagres.
Medina Carreira apresenta uma vasta obra publicada, maioritariamente sobre fiscalidade, especialidade na qual sempre se destacou.
Medina Carreira e a vida política
Durante o VI Governo Provisório, entre 1975 e 1976, Medina Carreira exerceu o cargo de Subsecretário de Estado do Orçamento, que abandonou para assumir as funções de Ministro das Finanças, pelo PS, durante dois anos. Em 1978, fruto de divergências quanto à política económica adotada pelo partido, abandona o PS e acaba por se ligar ao PSD. Em 2006, foi um dos apoiantes da candidatura de Cavaco Silva à Presidência da Republica.
Medina Carreira e Olhos nos Olhos
Após a suspensão do programa Plano Inclinado, em que participava, na SIC Notícias, Medina Carreira voltou à televisão no início de 2011 para protagonizar o programa Olhos nos Olhos, na TVI24, com moderação de Judite de Sousa. Semanalmente, o fiscalista analisa as principais questões financeiras e económicas do panorama nacional e europeu. O sucesso do programa, que é um dos mais vistos da estação, chegou ao formato de livro, com o mesmo nome, em abril de 2012, numa coautoria com a jornalista Judite de Sousa.
Medina Carreira como comentador mais influente
Segundo a votação online do Diário Económico, Medina Carreira é o comentador político mais influente. Com quase mais mil votos que o segundo classificado, Marcelo Rebelo de Sousa, Medina Carreira totalizou 2312 votos. Nos últimos tempos, o ex-ministro das finanças tem sido um dos maiores críticos das finanças portuguesas, no que refere ao endividamento e despesa pública.
Livros publicados de Medina Carreira
- Manual de Direito Empresarial (1972)
- Esboço Histórico do Regime Fiscal Português entre 1922 e 1980 (1983)
- O Actual Sistema Fiscal Português. Síntese (1983)
- A Fiscalidade e o Mercado Português de Capitais (1983)
- A Situação Fiscal em Portugal (1984)
- Fiscalidade e Administração Local (1984)
- Fiscalidade e Trabalho em Portugal (1984)
- Finanças Públicas e Sistema Fiscal (1985)
- Imposto sobre o Valor Acrescentado: oportunidade, problemas e financiamento da administração local (1985)
- O Volume das Despesas Públicas e Investimento (1986)
- Alguns Aspectos Sociais, Económicos e Financeiros da Fiscalidade Portuguesa (1986)
- Contributo para a Análise da Reforma Fiscal (1988)
- Uma Outra Perspectiva da Reforma Fiscal (1988)
- A Carga Fiscal sobre o Investimento em Portugal e Espanha (1990)
- Concentração de Empresas e Grupos de Sociedades (1992)
- Uma Reforma Fiscal Falhada? (1990), A Família e os Impostos (1995)
- A Tributação do Património (1995)
- Que Reformas, Que Saúde, Que Futuro? (1995)
- As Políticas Sociais em Portugal (1996)
- Projecto da Reforma da Tributação do Património (em co-autoria, 1999)
- Notas sobre o Estado da Nossa Fiscalidade (2000)
- Reformar Portugal – 17 Estratégias de Mudança (em co-autoria, 2002)
- Portugal, Que Futuro? O tempo das mudanças inadiáveis (em co-autoria, 2009)
- O Fim da Ilusão (2011)
- Olhos nos Olhos (co-autoria com Judite de Sousa, 2012)
Henrique Medina Carreira casou duas vezes e tem uma filha do primeiro casamento.