Estes são alguns dos melhores filmes de 2012, desde grandes êxitos de bilheteira, a cinema francês ou mesmo cinema português. Se assistiu a algum destes filmes com certeza que deu o seu tempo por bem empregue.
A lista não inclui, no entanto, filmes de 2012 que só estreiam em Portugal em 2013. Para tal consulte as nossas sugestões de filmes para 2013.
Lista dos melhores filmes de 2012
Moonrise Kingdom
Uma tocante fábula amorosa na adolescência, onde as crianças são adultas em demasia para a idade e adultos nunca chegaram realmente a crescer. Além de um elenco de luxo, o destaque vai para o delicioso visual do filme.
Amor (Amour)
O sentimento universal do amor, pela visão extrema de Michael Haneke, venceu a Palma de Ouro de Cannes 2012, um dos melhores festivais de cinema do mundo. Por si só, já é motivo suficiente para entrar na lista dos melhores filmes de 2012.
O Cavaleiro das Trevas Renasce (The Dark Night Rises)
Com The Dark Knight Rises Christopher Nolan encerra a sua trilogia de Batman de forma épica e memorável. Foi o filme mais aguardado do ano, e a febre que gerou levou até a infelizes atos criminosos nos Estados Unidos da América.
As Vantagens de Ser Invisível (The Perks of Being a Wallflower)
Não é de hoje adaptar obras da sexta à sétima arte, mas é mais incomum uma adaptação cinematográfica ser tão boa como o livro que lhe deu origem. "As Vantagens de Ser Invisível" é um desses casos raros.
A Vida de Pi (Life of Pi)
No capítulo das melhores adaptações ao cinema de 2012 de um livro, "A Vida de Pi" tem também algo a dizer. Ang Lee realiza um portento visual recheado de espiritualidade, que devolve a magia perdida nas salas de cinema.
O Hobbit: Uma Viagem Inesperada (The Hobbit: An Unexpected Journey)
Peter Jackson regressa à Terra Média e desta feita em 48 frames por segundo, tornado a experiência ainda mais real e inesquecível. Em Dezembro de 2013 e Julho de 2014 chegam as restantes partes de Hobbit às salas de cinema.
Dos Homens Sem Lei (Lawless)
Com argumento de Nick Cave e música do mesmo artista, juntamente com Warren Ellis e Mark Lanegan, Lawless foi um filme de gangsters que se destacou no meio das boas sessões de cinema de 2012.
Tabu
Longe de ser um tabu, o que é nacional é bom, é um slogan mais que gasto, mas pode-se aplicar à premiada longa-metragem de Miguel Gomes. Nostálgico, artístico, imprevisível e surpreendente.
007 Skyfall
007 Skyfall recuperou a classe perdida do agente secreto menos secreto do mundo, num golpe também ele de classe de Sam Mendes, que tornou um mero filme de ação em algo artisticamente profundo.
Frankenweenie
Passou despercebido a muito gente mas foi uma das melhores obras de Tim Burton em largos anos. Sem ser um filme propriamente para crianças ou propriamente para adultos, Frankenweenie é um conto de amor e amizade muito recomendável.