Como rir é o melhor remédio selecionamos para si os melhores filmes de comédia de sempre, apesar do humor ser sempre subjetivo e do seu efeito depender da idade e do estado de espírito da pessoa no momento.
Viajando pela história do cinema, partimos em busca de gargalhadas inesquecíveis, saídas de alguns dos melhores filmes de comédia de sempre.
Lista dos Melhores Filmes de Comédia
Annie Hall (1977)
Provavelmente Annie Hall é a melhor comédia de Woody Allen, onde este encarna um neurótico comediante apaixonado. Diane Keaton, a sua musa, tornar-se-ia uma estrela com este filme, que bateu Star Wars como Melhor Filme do Ano. Uma brilhante comédia romântica, com momentos ainda por igualar na história do cinema.
Monty Phyton and the Holy Grail – Monty Phyton e o Cálice Sagrado (1975)
Uma lista dos melhores filmes de comédia de sempre não seria credível sem os comediantes mais imitados de todos os tempos. “A Vida de Brian” (1979) é um dos filmes obrigatórios dos Monty Phyton, mas esta paródia em torno dos Rei Artur e dos seus cavaleiros imortalizou os comediantes britânicos e tornou-se um filme de culto hilariante, irresistível mesmo décadas e décadas depois.
Ghostbusters – Os Caça-Fantasmas (1984)
Um dos filmes que marcou a década de 80 misturou comédia, aventura e horror de forma exemplar. Com Bill Murray, Dan Aykroyd, Sigourney Weaver e um gigante boneco de marshmallow como monstro adversário final, “Os Caça-Fantasmas” é um daqueles filmes aos quais não se consegue dizer não quando passa na televisão.
Young Frankenstein - Frankenstein Junior (1974)
Falar em comédia é falar em Mel Brooks, que parodiou de tudo um pouco: de Stars Wars a Hitchcock, de Robin Hood (herói em collants) a Drácula, de Hollywood e dos seus westerns até à própria história do mundo. A sua paródia ao clássico de terror Frankenstein, filmado a preto e branco com o mesmo equipamento e no mesmo castelo do filme original, é um marco da sua carreira.
Duck Soup - Os Grandes Aldrabões (1933)
Os irmãos Marx são um dos maiores nomes do universo da comédia mundial. “Os Grandes Aldrabões”, o último filme na Paramount, já na longínqua década de 1930, é considerado o melhor filme da obra dos irmãos Marx e um dos melhores filmes de comédia de sempre, onde um hilariante ditador governa a seu gosto uma terra ironicamente intitulada de Freedonia.
City Lights - Luzes na Cidade (1931)
Entre os clássicos da comédia não faltam momentos de glória por parte de Charles/Charlot/Charlie Chaplin, mítico ator/diretor/comediante britânico. “Luzes na Cidade” foi um desses filmes lendários, juntamente com “Tempos Modernos” e “O Grande Ditador”, o seu primeiro filme falado, que incorporou uma mensagem em plena Segunda Guerra Mundial.
Some Like It Hot - Quanto Mais Quente Melhor (1959)
Não podia faltar o nome de Billy Wilder na lista das melhores comédias de sempre. Em “Quanto Mais Quente Melhor”, Wilder juntou Marylin Monroe, Tony Curtis e Jack Lemmon. É um filme essencial não somente para quem aprecia humor clássico mas também para quem gosta de bom cinema. “O Apartamento” é outro grande momento de Billy Wilder.
Dr. Strangelove – Doutor Estranhoamor (1964)
Peter Sellers encabeceia uma rara comédia na obra de um dos maiores nomes do cinema mundial: Stanley Kubrick. Só pelos créditos iniciais (ou pela sequência final) este filme vale já a pena, estando recheado de humor cáustico e negro, com uma mensagem ainda aplicável aos nossos dias.
Safety Last - O Homem Mosca (1923)
O energético Harold Lloyd fará qualquer coisa para mostrar a todos que é um grande sucesso na grande cidade, incluindo subir um grande edifício para fazer publicidade à sua loja. “O Homem Mosca” é o filme mais antigo desta lista dos melhores filmes de comédia de sempre, datando de 1923.
The General - Pamplinas Maquinista (1927)
Ainda na época do cinema mudo fica a lendária obra de Buster Keaton “The General”, onde Keaton ultrapassa um inferno hilariante para conquistar os seus dois amores: a sua locomotiva e a sua namorada.
Mon Oncle – O Meu Tio (1958)
O senhor Hulot visita o mundo controlado por tecnologia da sua irmã, cunhado e sobrinho, mas cedo se percebe que não se encaixa nele. Uma adaptação para a fábula do rato do campo e rato da cidade ou uma crítica ao progresso tecnológico da sociedade? A única certeza é de que se trata de Jacques Tati no seu melhor.
Airplane! – O Aeroplano (1980)
Os irmãos Zucker são conhecidos por fazerem o humor mais disparatado imaginável (“Aonde É Que Pára A Polícia?, “Scary Movie”, entre outros). Em “O Aeroplano”, Leslie Nielsen e outras estrelas, como o basquetebolista Kareem Abdul-Jabbar, proporcionam algumas das piadas mais hilariantes e sem sentido de sempre. Existe filme com maior concentração de piadas por minuto?
Outras sugestões:
- Little Miss Sunshine - Uma Família à Beira de um Ataque de Nervos
- Amélie - O Fabuloso Destino de Amélie
- The Big Lebowski – O Grande Lebowski
- The Gold Rush – A Quimera do Ouro
- Beverly Hills Cop - O Caça Polícias
- There’s Something About Mary - Doidos por Mary
- Dumb and Dumber – Doidos À Solta
- Clerks.
- This Is Spinal Tap
- Being John Malkovich - Queres Ser John Malkovich?
- The Graduate – A Primeira Noite
- Shaun of the Dead – Zombie Party - Uma Noite…de Morte
- South Park: Bigger, Longer & Uncut – South Park - O Filme
- Coming To America - Um Príncipe em Nova York
- American Pie – A Primeira Vez
- The Hangover – A Ressaca
- Old School – Dias de Loucura
- Ferris Bueller's Day Off – O Rei dos Gazeteiros