Não olhando para jogadores ainda no ativo, elaboramos uma lista dos melhores médios do futebol mundial. Esta posição é fundamental já que o meio campo é a chave de uma equipa, dependendo o equilíbrio dela do papel que os médios conseguem desempenhar, incumbidos de ligar a defesa e o ataque, e de defender e de atacar.
10 Melhores Médios do Futebol Mundial
Diego Maradona
Por esta altura já todos os adjetivos se gastaram para caracterizar Diego Armando Maradona. Até criaram uma religião à sua volta. O jogador do século XX para a FIFA foi também autor do melhor golo de sempre (contra a Inglaterra em 1986).
Alfredo Di Stéfano
Apesar de ser considerado um avançado Di Stéfano aparece nesta lista dos melhores médio de sempre pelo seu papel de ligação defesa-ataque, jogando muito no meio-campo. O histórico do Real Madrid foi penta-campeão europeu e marcou em todas essas finais, apontando um hat-trick na última.
Johan Cruyff
O três vezes Bola de Ouro e jogador europeu do século XX para a IFFHS foi herói do Barcelona e ídolo da Holanda por vários anos. No fim da carreira contou mais de 300 golos e de 20 títulos.
Garrincha
"Jogo simples com lances épicos" dizia o anjo das pernas tortas. Ambas as pernas eram tortas para o seu lado esquerdo (já teria nascido assim, mas existem vários depoimentos de ser uma sequela de poliomielite), mas isso não o impediu de ser considerado o mais habilidoso jogador que já existiu em todos os tempos.
Zinedine Zidane
Armador de jogo, maestro das suas equipas e até bailarino (quando rodopiava com a bola colada aos pés), Zidane foi um mestre do futebol mundial, levando a sua França à glória. Até o famoso incidente da cabeçada a Materazzi virou estátua gigante em Paris, com 5 metros de altura.
Michel Platini
É o décimo terceiro maior jogador da história do futebol mundial. O início não foi fácil: ficava nas reservas devido ao seu físico franzino e uma suposta capacidade respiratória insuficiente negou-lhe contratos, mas acabaria por vingar na história como um dos melhores médios de sempre.
George Best
Grande driblador, provocador e senhor de um talento irrepreensível dentro de campo, o que lhe valeu logo comparações a Garrincha, Best, tal como o nome indica, foi um dos melhores extremos de sempre.
Zico
Arthur Antunes Coimbra foi eleito como o terceiro maior futebolista brasileiro do século XX e o décimo quarto entre todos do Mundo, segundo a Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS). Já a FIFA elegeu-o como o oitavo melhor jogador do século XX.
Bobby Charlton
Peça fundamental da reconstrução do Manchester United pós incidente de Munique, Sir Robert Charlton foi um dos melhores médios e um dos melhores jogadores do mundode sempre.
Francisco Gento
Peça fulcral do Real Madrid dos anos 50 e 60, o espanhol Gento é o único jogador com seis títulos europeus, sendo juntamente com Maldini o recordista de finais europeias de clubes (oito).
Confira: