Melhores Tenistas de Todos os Tempos

Por:

Escolher os melhores tenistas de todos os tempos gera sempre alguma curiosidade e polémica, visto que cada um tem os seus gostos e preferências.

Cada jogador contribuiu para a modalidade do seu jeito, e enfrentou diferentes circunstâncias e adversários no seu tempo. Apesar de estarem sujeitos a diferentes condições, alguns jogadores foram/são mais impressionantes do que outros e merecem ser considerados como os melhores tenistas de todos os tempos, quer pelos seus títulos conquistados quer pelas suas performances.

Top 10 dos Melhores Tenistas de Sempre

Don Budge

John Donal Budge foi o número 1 mundial por cinco anos e o primeiro e único tenista americano a ganhar no mesmo ano os quatro torneios do Grand Slam. Venceu 6 torneios do Grand Slam, mas a sua carreira seria marcada por uma lesão ao serviço da Força Aérea Norte Americana na Segunda Guerra Mundial.

Jimmy Connors

Mesmo competindo numa era do ténis recheada de excelentes jogadores (John McEnroe, Ivan Lendl, Björn Borg), o americano Jimmy Connors conseguiu vencer 8 troféus do Grand Slam e um impressionante total de 109 torneios.

Ivan Lendl

Este tenista natural da República Checa venceu 8 títulos do Grand Slam e permaneceu no primeiro lugar do ranking mundial por 270 semanas. Marcou presença em 19 finais do Grand Slam e foi um dos nomes mais fortes do ténis nos anos 80.

John McEnroe

Este jogador “McNífico” (mais um dos EUA) era tão famoso pelo seu toque mágico como pelo seu comportamento explosivo. Ganhou 7 troféus do Grand Slam e 9 títulos de duplas, protagonizando partidas inesquecíveis com os seus rivais da altura Jimmy Connors, Ivan Lendl e Björn Borg.

Andre Agassi

O norte-americano Andre Agassi foi um dos tenistas mais carismáticos e fascinantes de sempre, contribuindo para a popularidade da modalidade com a suas performances e atitude. A sua rivalidade com Sampras encontria paralelo mais tarde entre Federer e Nadal. Ganharia 8 títulos do Grand Slam e casaria com Steffi Graf que conta ainda com mais títulos: 22.

Björn Borg

No final dos anos 70 surgiu um nome dominante na modalidade, o sueco Björn Borg. Como a primeira “rock star” do ténis que foi, retirou-se dos palcos/courts bastante cedo, aos 25 anos, mas mesmo assim arrecadou 11 taças do Grand Slam e foi quase invencível em todas as partidas que disputou 89.8% (141–16) nos mais variados pisos.

Rafael Nadal

Não só um dos melhores tenistas da atualidade como um dos melhores tenistas de sempre, o espanhol Rafael Nadal estrou-se como profissional aos 15 anos, o que lhe permite já contar 11 troféus do Grand Slam, incluindo 7 Roland Garros. É considerado o melhor tenista de sempre em terra batida.

Rod Laver

Rod Laver dominou o ténis professional nos anos 60 e amealhou 11 títulos Grand Slam numa carreira de 20 anos. O australiano é o único tenista a vencer o Open da Austrália, Roland Garros, Wimbledon e US Open no mesmo ano, por duas vezes (em 1962 como amador e em 1969 como profissional).

Pete Sampras

O norte-americano Pete Sampras apareceu na cena do ténis mundial em 1990, derrotando Andre Agassi, Ivan Lendl e John McEnroe a caminho de se tornar o tenista mais jovem a vencer o US Open. Com um serviço fora de série e um comportamento calmo, Sampras ganharia 14 títulos Grand Slam e seria o número 1 mundial durante 286 semanas.

Roger Federer

Se existe um consenso nesta lista esse parece estar no melhor tenista de sempre: o suíço Roger Federer. Ocupando o primeiro lugar do ranking mundial durante 302 semanas, e 237 consecutivas entre 2004 e 2008, Federer venceu 17 títulos do Grand Slam, entre muitos outros recordes históricos. Além de Rafael Nadal é o único tenista desta lista ainda em competição.

Atualizado em 22/11/2012