O ministro da Economia atual de Portugal é Manuel Caldeira Cabral, um professor doutorado de Economia, que leciona na Universidade do Minho desde 2004.
Manuel Caldeira Cabral
Nasceu em Lisboa, em 1968. É deputado do Partido Socialista eleito por Braga, desde outubro de 2015. Foi representante do Partido Socialista na negociação do quadro comunitário de apoio 2020, assim como investigador visitante do Departamento de Investigação de Comércio e Integração Económica do Banco Mundial, em Washington.
Foi Assessor Económico do Ministro de Estado e das Finanças do XVIII Governo e Assessor Económico do Ministro da Economia e Inovação do XVII Governo.
Também foi membro do Conselho para a Promoção da Internacionalização e da Rede coordenadora da estratégia Europa 2020.
Desempenhou o cargo de avaliador do Open Budget Questionaire de Timor Leste para a International Budget Partnership e de cooperante do programa da Fundação das Universidades Portuguesas em Timor Leste.
Foi ainda investigador no Departamento de Economia da Universidade de Nottingham, com uma bolsa de Doutoramento Praxis XXI e assessor na Associação Portuguesa de Seguradores, assim como jornalista do Diário Económico e do Semanário Económico.
Anterior Ministro
Caldeira Cabral sucede a Álvaro Santos Pereira, professor na Simon Fraser University, em Vancouver, no Canadá, onde lecionou as disciplinas de Desenvolvimento Económico e Política Económica. É licenciado em Economia pela Universidade de Coimbra e doutorado em Economia pela Simon Fraser University.
É o autor dos livros O Medo do Insucesso Nacional (2009, Esfera dos Livros) e Os Mitos da Economia Portuguesa (2007, Edições Guerra e Paz).