O Mitsubishi Fuso Canter Eco Hybrid é um camião com componentes híbridos, como o motor eléctrico MHI (Mitsubishi Heavy Industries), as baterias de iões de lítio Hitachi (96 células com um total de 346 v/5.5 Ah e uma capacidade de 1.9 kWh), desenhadas para uma vida útil de 10 anos ou 180 mil milhas/300 mil quilómetros.
Consumo
A Canter Eco Hybrid consome menos 10 a 15% de combustível (menos de 17 litros aos 100 km) do que um camião convencional equivalente (7,5 toneladas), "e com o sistema de 'stop and start' idêntico às Canter que circulam no Japão, poderiam ter poupado mais 4,5 a 7,8%", revelou Fumio Akikawa, director do Global Hybrid Center da Mitsubishi Fuso.
O sistema de híbrido paralelo escolhido pela Fuso, o motor elétrico é encaixado ao motor a diesel de 3.0 litros de cilindrada (com 145 cv de potência e um binário de 362 Nm), com um inversor, uma embraiagem automática e uma transmissão semi-automática ATM (Automatic Manual Transmission). Esse sistema destaca-se pela possibilidade de o motor elétrico estar apto a ser o propulsor do camião por si só e em paralelo com o motor a combustão.
A Mitsubishi Fuso colocou 10 unidades da Canter Eco Hybrid nas frotas de oito clientes em Londres. Num período de três anos estas Canter percorreram mais de 260 mil quilómetros (com médias que variam entre os 12 e os 48 mil quilómetros) e verificou-se uma poupança de 5000 litros de gasóleo e por uma redução de 13 toneladas de CO2.
Foram construídos em Abrantes, na fábrica do Tramagal, os primeiros 10 modelos dos chassis-cabina da Canter Eco Hybrid da Mitsubishi.