A palavra Mobbing caracteriza-se por situações de assédio moral, coação psicológica e violência emocional no campo profissional.
É uma espécie de bullying no local de trabalho, de assédio moral a um indivíduo, causando, assim, um grave stress psicológico. Consiste numa prática deliberada e repetida por empregadores ou superiores hierárquicos diretos, por colegas de trabalho de nível igual ou até por subalternos, em confronto com um trabalhador, com o objetivo de lhe provocar um estado de profundo mal-estar, isolamento e terror psicológico.
Tipos
Existem 4 grandes tipos de mobbing:
- destruição propositada das condições de trabalho;
- isolamento e recusa de comunicação;
- atentados contra a dignidade;
- violência verbal, física ou sexual.
Causas
O Mobbing é normalmente motivado por sentimentos de inveja ou por uma qualquer forma de frustração básica e insegurança por parte de quem o pratica e que pode passar pela destruição psicológica da vítima, de forma progressiva, bem como ser associado a abusos físicos, para além de eventuais abusos de carácter estrutural, como sejam a rejeição, as ameaças ou os roubos.
O estudo do Mobbing surgiu na Suécia em 1992, especificamente pela mão de Heinz Leymann, que percebeu a existência deste fenómeno no mundo do trabalho.