O MoMA é um Museu de Arte Moderna de Nova Iorque, fundada em 1929 como uma Instituição Educacional, alberga uma colecção permanente que abrange vários âmbitos, como a secção de arquitectura e design ou a colecção de desenhos e filmes. O seu edifício, remodelado pelo arquitecto Yoshio Taniguchi, é o primeiro elemento artístico do MoMA. É um dos maiores museus de arte moderna do mundo.
O MoMA tem como objectivo a criação, preservação, documentação e uma colecção permanente de artes moderna, que reflecte a vitalidade, a complexidade e os padrões de desdobramento da arte moderna e contemporânea, através da apresentação de exposições e programas educacionais. Pelo que apresenta uma grande importância a nível educacional, pois mantém uma biblioteca, arquivos e laboratório de conservação que são reconhecidos como os centros internacionais de investigaço e apoiando a bolsa de estudos e publicações de mérito intelectual proeminente.
O MoMA apresenta uma colecção composta por mobiliário, têxteis, ferramentas, veículos desportivos, helicópteros, uma compilação de desenhos com mais de 6.000 exemplares e 22.000 filmes.
A secção de pintura e escultura do MoMA, consideradas a maior colecção de arte moderna do mundo, tem 3.200 obras que foram feitas entre o final do séc. XIX e os dias de hoje. Os quadros que mais se destacam são "Les Demoiselles d'Avignon", de Picasso, ou "Nenúfares", de Monet. Existem ainda outras galerias destinadas à fotografia, às impressões e aos livros ilustrados.
O MoMA organiza também exposições temporárias e exibição de filmes para além da colecção permanente existente no museu.
O custo de entrada no MoMA é:
- Adulto - 20 dólares
- Estudante - 12 Dólares
- Sénior (com mais de 65 anos) - 16 Dólares
- Crianças (até aos 16 anos inclusive) - Gratuito
A entrada no museu é gratuito todas as sextas-feiras das 16h00 às 20h00.